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Planta da Jeep em Goiana deve abrigar produção de híbridos da Stellantis. Mas quais modelos serão montados ali?

o Pólo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta.

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Fernando Castilho

Publicado em 26/04/2024 às 0:05 | Atualizado em 26/04/2024 às 5:50
Notícia

Sejamos sensatos. O Presidente da Stellantis para América do Sul, Emanuele Cappellano, não se bandearia para Pernambuco para receber a Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, na planta de Goiana onde anunciou os novos investimentos de R$ 13 bilhões de 2025 a 2030 se não fosse para sinalizar que o programa de investimentos chamado de Next Level que visa consolidar a liderança da companhia na descarbonização da mobilidade na América do Sul deve acontecer na sua planta no estado?

Como se sabe, a Stellantis investirá R$30 bilhões no Brasil (o maior ciclo de investimentos da história da indústria automotiva do Brasil e América do Sul) e o valor anunciado nesta quinta-feira representa 43% de todo o gasto.

Novas tecnologias

Também se sabe que o Pólo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta, agora somadas aos esforços de inovação em hibridização e eletrificação. Então, a questão não é se ali serão produzidos os primeiros modelos híbridos da gigante automobilística, mas quais serão os primeiros.

Certamente Cappellano não antecipou isso à governadora. Preferiu fazer aquele percurso tradicional que todo visitante ilustre faz com uma foto com os funcionários posando na frente de um carro saindo da linha de produção.

Miva Filho Secom PE
A governadora posa para a tradicional foto cpm os funcionários na linha de produção. - Miva Filho Secom PE

Mais sistemistas

Mas ao anunciar de que o número de sistemistas vai passar de 38 para 100, que vai demandar mais tarefas ao Software Center, sediado no Porto Digital, em Recife, que é referência na produção e exportação de software automotivo dentro do que chama de estratégia de descarbonização, liderando a transição energética para uma mobilidade segura, sustentável e acessível não tem outro destino senão o de produzir em Goiana seus veículos híbridos.

Mas a pergunta continua: O que vai sair da planta da Jeep que hoje já roda entregando cinco modelos de três marcas (Jeep Renegade, Compass e Commander, e as picapes Fiat Toro e Ram Rampage)?

Segredo guardado

Segundo os mais bem informados “auxiliares de serviços gerais da empresa” que falaram à Coluna sob condição de anonimato, a questão é se o caminho será, por exemplo, a hibridização de modelos como Compass e Commnder. Ou se a empresa optará por trazer modelos de sucesso de outros países. Ou, fazer em Goiana modelos de marcas que não são nativos Fiat e Jeep.

Esse é o grande diferencial da planta concebida e implantada a partir de 2016, pelo lendário, Stefan Ketter que também ocupou o cargo de presidente para América Latina quando a empresa se chamava Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Ela pode ser adaptada a produzir um novo modelo sem que seja necessário parar a produção.

Dia de celebrar

Mas ontem a governadora tinha muito que celebrar com essa nova conquista para Pernambuco. Afinal, em qual estado do Nordeste uma empresa que já gastou R$11 bilhões numa planta automotiva anuncia mais de R$13 bilhões?

E Emanuele Cappellano disse isso lembrando que o montante empregado neste novo ciclo é maior em comparação àquele feito na construção da fábrica e que "Esse, com certeza, é o maior investimento da indústria automotiva aqui no Nordeste, superando todo o investimento que foi aplicado para construir o Polo entre 2012 e 2015', disse.

Produtividade

Então, a governadora tem que comemorar mesmo porque essa planta não virou o benchmarking da empresa na América Latina por acaso. Basta ver o nível de escolaridade que carrega e como aquela pessoa é capaz de fazer disparar a produtividade da empresa, mostrando, na prática, que a questão da produtividade no Brasil está mais ligada à disponibilidade de equipamento de ponta do que à oferta de escolaridade.

Resta saber se na saída Cappellano não a convidou para em pouco tempo não voltar ali para dirigir o primeiro híbrido feito em Pernambuco. Mas isso a gente não vai saber agora.

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), Dilma Rousseff - Foto: Ricardo Stuckert / PR

Dilma e FDNE

Dilma Rousseff ainda era presidente da República em 2016 quando autorizou aporte de recursos do FDNE e, neste caso, do Orçamento Geral da União (OGU). Agora como presidente do NDB (New Development Bank) ela mandou uma missão ao Recife para tratar sobre o aporte de US$500 milhões nos fundos de desenvolvimento regionais, negociado pelo Governo Federal, através do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Nacional, com o organismo internacional.

A conversa foi ontem na Sudene. Se a capitalização sair, o FDNE e mais os Fundos de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) e do Centro-Oeste (FDCO) receberão R$2,5 bilhões que é superior à previsão dos três fundos (R$1,2 bilhão) para este ano. A expectativa é de que o FDNE receba a maior parte dos recursos, US$300 milhões.

Aeroporto ruim

O aeroporto de Guarulhos (SP) que recebe 70% dos turistas que chegam ao país terá investimentos de R$200 milhões nos próximos meses. Serão ações de melhorias previstas para ampliação da área de embarque e o raio-x e modernização do sistema sonoro e do sistema de leitura do cartão de embarque. Mas não se sabe se esse investimento contempla a melhoria da “estação rodoviária” que hoje atende aos voos da Azul naquele terminal.

Prêmio oficial

A Secretaria Nacional de Aviação Civil anunciou um prêmio para os operadores do setor. Vem aí a “Aviação + Brasil 2024”, para estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos brasileiros. A premiação será com base na Pesquisa de Satisfação dos Passageiros que ela faz em 61 aeroportos do Brasil.

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ANP aprovou o fim do uso do óleo diesel S500 de uso rodoviário e do S1800 - Divulgação

Diesel sujo

A ANP aprovou o fim do uso do óleo diesel S500 de uso rodoviário e do S1800 de uso não rodoviário, com substituição pelo óleo diesel S10, de baixo teor de enxofre. A ANP, após ouvir produtores e importadores dará um prazo de até seis meses para essa substituição. A descontinuidade do óleo diesel S500 foi iniciada em janeiro de 2013 tanto para a motorização veicular quanto para o meio ambiente, para a saúde humana e para a proteção de interesses do consumidor.

Na mesma resolução a ANP aprovou a alteração de prazos entre 15 e 59 duas para autuação por não conformidade do teor de biodiesel nos óleos diesel B S10 e B S500. Essa fiscalização é para ver o percentual de biodiesel no diesel vendo no mercado.

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Vacinação contra a febre aftosa. - DIVULGAÇÃO

Vacina e gente

Pode ser constrangedor, mas hoje em Pernambuco se vacina mais bovinos contra a febre aftosa do que as destinadas a pessoas. A campanha no Estado que vai até a próxima terça-feira (30) visa atingir a meta de vacinação de 90%, visando a certificação de “Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação". Hoje, em Pernambuco, os índices de vacinação bivalente da Covid 19 estão em 12%, para Coqueluche (pentavalente) 68% e Dengue das 25 mil doses recebidas pelo Recife só 1.200 foram aplicadas.

Mais ou menos

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou um nota onde afirma que apesar de a situação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) que esteve perto de ser extinguido, o Projeto de Lei (PL) 1.026/2024, aprovado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24), tem avanços significativos mas ainda mantém uma relevante insegurança jurídica ao reduzir de 44 para apenas 29 as atividades econômicas (CNAEs) beneficiadas. Pela proposta os setores excluídos, que terão o regresso da alíquota de imposto na sua integralidade já neste ano.

Bicho da Páscoa

Dados da Cercana, uma empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo apontou que, embora o faturamento do mercado de brinquedos tenha caído 9% na semana da Páscoa de 2024 as vendas em unidades cresceram 5% e mais ainda na categoria de pelúcias que registrou um aumento de 19% nas unidades vendidas. É que bichos (coelhinhos) feitos na China passaram a integrar a lista de presentes. Mas o item que mais se destacou na semana da Páscoa em 2024 foi a “Pelúcia do Sansão da Turma da Mônica”.

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