Operação Lava Jato

Moro prorroga prisão João Santana e de sua mulher por mais cinco dias

A medida é extensiva à Maria Lúcia Guimarães Tavares, secretária da empreiteira Odebrecht

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 26/02/2016 às 18:00
Foto: Divulgação
A medida é extensiva à Maria Lúcia Guimarães Tavares, secretária da empreiteira Odebrecht - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, decretou nesta sexta-feira (26) a prorrogação por mais cinco dias da prisão temporária do publicitário João Santana e de sua mulher e sócia Mônica Regina Cunha Moura, marqueteiros das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva (2006) e Dilma Rousseff (2010 e 2014). 

A medida é extensiva à Maria Lúcia Guimarães Tavares, secretária da empreiteira Odebrecht. Todos foram presos na Operação Acarajé, 23ª fase da Lava Jato.

"A colocação em liberdade dos três colocará em risco a efetividade de novas diligências da espécie", destacou o juiz em sua decisão. "Como rastreamos no exterior depósitos na conta Shellbill Finance (de João Santana e sua mulher) de apenas US$ 7,5 milhões não excluo a possibilidade da existência de outras contas secretas no exterior ou no Brasil controladas pelo casal, já que as planilhas (apreendidas na residência de Maria Lúcia) indicam pagamentos bem superiores a este valor", disse o juiz.

A prorrogação da temporária do marqueteiro e de sua mulher e sócia foi requerida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal. Onze procuradores da República que subscrevem o pedido de renovação da custódia alegam que João Santana e Mônica "mentiram" em seus interrogatórios. Eles apresentaram versões que não convenceram os investigadores, principalmente na parte relativa a pagamentos realizados pela empreiteira Odebrecht.

Últimas notícias