MUDANÇAS

Sidney Rocha assume presidência do Conselho Editorial da Cepe

Escritor cearense radicado em Pernambuco, Sidney Rocha é agora responsável pelo colegiado que aprova as novas publicações

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 18/02/2020 às 15:05
Foto: Divulgação
Escritor cearense radicado em Pernambuco, Sidney Rocha é agora responsável pelo colegiado que aprova as novas publicações - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O escritor Sidney Rocha acaba de ser anunciado como novo presidente do Conselho Editorial da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). O grupo, que recebe ainda duas novas integrantes, a escritora e pesquisadora Maria Alice Amorim e Brenda Carlos de Andrade, professora de Letras da Universidade Federal (UFPE), é responsável pela escolha das obras que serão lançadas pela Cepe.

Sobre Sidney Rocha

Cearense radicado em Pernambuco, 54 anos, vencedor dos prêmios Osman Lins (1985) e Jabuti (2012), Sidney Rocha acredita que o convite, mais que um estímulo ou desafio, é recebido como responsabilidade diante de um cenário nacional marcado por ataques à cultura e censura a livros. 

"A literatura sempre será parte dessa resistência nesse terrível contexto. E quando falo em literatura, falo das literaturas. Do que se convencionou conceitualizar e do que não. A História, a Sociologia, a Antropologia, as ciências humanas, no geral, são também parte dessas literaturas", pontuou Sidney. "Em um país onde em todos os lugares da Mancha se perseguem autores e autoras, vivos ou mortos, é preciso estabelecer essa fronteira. As editoras são parte dessa resistência. E a Cepe, que tem uma missão ligada à democratização do conhecimento e da informação, tem feito isso plenamente."

Incentivar a pluralidade e a diversidade do pensamento, estimulando o debate cultural não apenas em seu recorte local, mas fundamentalmente dentro de uma perspectiva nacional, é o direcionamento defendido por Sidney Rocha. ”A Cepe se tornou uma das maiores editoras do país. Ela abriga selos, coleções, revistas, jornais importantes no Brasil. Vamos propor mais, no sentido de ampliar os grandes debates no Brasil e no mundo. O que está em risco hoje no mundo? As liberdades individuais, a perda de direitos coletivos. Penso que uma editora, pública ou privada, pode contribuir muito para esse debate e luta, entregando ao leitor pontos de apoio e de reflexão, contra este mundo cinzento do autoritarismo", sinaliza.

Além de Sidney Rocha, Maria Alice Amorim, Brenda Carlos de Andrade, integram o Conselho Editorial da Cepe o jornalista Marcelo Pereira e Luiz Arraes, médico e escritor.

Últimas notícias