Saúde

Salário abaixo do mínimo e greve: a luta da enfermagem por melhores condições de trabalho

As unidades que estão sob gestão da rede pública de saúde em Pernambuco contam com mais de 2 mil enfermeiros e 8,5 mil técnicos

Cinthya Leite
Cadastrado por
Cinthya Leite
Publicado em 13/02/2020 às 20:19
Felipe Ribeiro/JC Imagem
As unidades que estão sob gestão da rede pública de saúde em Pernambuco contam com mais de 2 mil enfermeiros e 8,5 mil técnicos - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A série de protestos realizada no Recife, nos últimos dias, acontece no ano escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reconhecer o trabalho feito por enfermeiros e técnicos ao redor de todo o planeta. O objetivo da entidade é exatamente defender a lista de reivindicações na pauta dos auxiliares e técnicos em enfermagem da rede pública de saúde de Pernambuco. Assim como a OMS, eles lutam por mais investimentos para a classe, reajuste salarial, melhorias nas condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Ao todo, no Estado, as unidades que estão sob gestão direta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) contam com mais de 2 mil enfermeiros e 8,5 mil técnicos de enfermagem.

A categoria está há dez anos sem reajuste, situação que coloca os vencimentos de uma parte dos profissionais abaixo do salário mínimo. “O piso dos técnicos é de R$ 774. Cerca de 60% dos profissionais recebem esse valor. Outro problema que enfrentamos é que não temos adicional noturno”, disse o presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Saten-PE), Francis Herbert.

Ele ressaltou que, ao todo, aproximadamente 8 mil auxiliares e técnicos são filiados ao órgão de classe do Estado. “Além dos baixos salários e de assédio moral, destacamos o trabalho em unidades de saúde sem maca, sem lençóis, com os pacientes pelo chão. Muitas vezes precisamos comprar luvas para trabalhar da forma correta. Tudo isso é desgastante. Vários adoecem com Burnout (síndrome do esgotamento profissional, caracterizada por distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema)”, acrescentou o presidente do Saten-PE.

Ontem, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, a deputada Jô Cavalcanti repercutiu o pleito de auxiliares e técnicos de enfermagem. “Infelizmente, a classe trabalhadora no Brasil, para ser escutada, precisa fazer coisas extremas para chamar a atenção. Parar a Avenida Agamenon Magalhães na quarta-feira (12), durante todo o dia, foi a forma como eles conseguiram isso”, afirmou a deputada.

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) reforçou apoio às reivindicações em prol do reajuste salarial e de melhores condições de trabalho para auxiliares e técnicos vinculados à SES. “Defendemos a luta do sindicato. Não cabe ao Coren lidar com questões trabalhistas, mas reconhecemos a continuidade de baixos salários e precárias condições de trabalho. Isso faz com que exerçam a profissão desmotivados”, disse a secretária do Coren-PE, Luciana Aguiar.

Números 

Atualmente, no Estado, o Coren-PE tem registro de 21.423 enfermeiros, 62.582 técnicos e 10.234 auxiliares. Entre eles, há 2.188 profissionais de enfermagem que possuem algum tipo de especialização – ou seja, eles têm linhas de atuação em três áreas, incluindo saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto, do idoso, urgência e emergência, gestão, ensino e pesquisa.

Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiros e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Em janeiro, ao anunciar 2020 como ano internacional dos profissionais de enfermagem, a diretora regional da OMS para as Américas, Carissa Etienne, frisou que, “em muitas partes do mundo, os profissionais de enfermagem e obstetrícia constituem o primeiro e, às vezes, o único recurso humano em contato com os pacientes”. A diretora acrescentou que investir em enfermagem e obstetrícia “significa oferecer saúde para todos”. Esse é um caminho fundamental para repercutir positivamente na saúde global e no bem-estar.

Últimas notícias