ZONA NORTE

Mulher morre em acidente de elevador no Recife

O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (28)

Rute Arruda e Carolina Fonsêca
Cadastrado por
Rute Arruda e Carolina Fonsêca
Publicado em 28/02/2020 às 15:17
Tião Siqueira/JC Imagem
FOTO: Tião Siqueira/JC Imagem
Leitura:

Atualizada às 18h06

Uma mulher de 58 anos morreu depois de cair no fosso do elevador de um prédio, no fim da manhã desta sexta-feira (28), no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. Vizinhos relataram que ela morava sozinha em um apartamento no quinto andar do Bloco B do condomínio e saiu para visitar a mãe, moradora do sexto andar do Bloco A do mesmo condomínio. Ao fim da visita, chamou o elevador para ir embora. As portas se abriram mesmo sem que o equipamento tivesse chegado ao andar e ela, que também segundo os vizinhos, tinha problemas de visão, entrou e caiu. 

>> Veja dicas de segurança para usar o elevador corretamente

Moradores, síndico e porteiro tomaram conhecimento do acidente instantes depois que havia acontecido. Em entrevista ao Jornal do Commercio, Eduardo Costa, síndico do prédio, contou que contactou os órgãos competentes. "Tive a notícia por volta das 11h40. Vim aqui (no condomínio), tomei as providências de ligar para os órgãos competentes e a polícia veio", contou. "Ela chamou o elevador, ele subiu, desceu um morador no quarto andar e, em seguida, ele subiu justamente para apanhá-la no sexto andar", completou. 

Costa acrescentou ainda que o elevador apresentava problemas comuns, mas não houve caso semelhante. "Problemas de elevador tem em todo lugar e aqui não deixa de ter. Afinal de contas, são elevadores antigos, não são modernos. Mas problemas dessa natureza nunca teve", contou. Segundo ele, quem faz a manutenção dos elevadores é a empresa Beta Elevadores. De acordo com relatos do porteiro que trabalha no prédio, ele abriu a porta do elevador, que estava travado entre o quinto e o sexto andar, e não tinha ninguém. 

Inaê Costa, vizinha da vítima, contou que ficou em choque ao receber a notícia. "Eu não acreditei. Minha ficha ainda não caiu", disse. Segundo ela, os elevadores sempre passavam por manutenção.

Resgate, IML e perícia

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros chegou a ir ao local do acidente, mas a mulher já estava sem vida. Por volta das 15h, o Instituto de Medicina Legal (IML) recolheu o corpo da vítima.  

O perito Vinícius Nogueira, do Instituto de Criminalística, explicou que a vítima caiu no fosso do elevador depois de bater em cima da própria máquina e, em seguida, despencou no espaço entre o elevador e a parede do fosso. Assim como explicou o síndico, ele reforçou que a vítima estava no sexto andar quando chamou o elevador e que as portas se abriram mesmo sem que ele estivesse no mesmo andar que ela. 

A perícia não informou qual foi a falha técnica que provocou o acidente. "A gente periciou o elevador e estamos levando algumas peças para analisar em laboratório para a gente conseguir, de maneira precisa, ver qual foi a falha que ocorreu para que o acidente ocorresse", explicou. Segundo Nogueira, do lado externo, o elevador possuía um aviso de segurança para que o usuário verificasse se ele estava, de fato, no andar solicitado.

Mas ainda não se sabe se a manutenção estava em dia. "O problema foi na porta e aí nós vamos analisar o motivo dela abrir sem o elevador estar nivelado com o andar", explicou. O equipamento foi interditado por conta do acidente e foi recomendado ao síndico que seja feita a manutenção. A perícia deve ser concluída em até 30 dias. 

O que diz a Beta Elevadores

O Jornal do Commercio procurou a Beta Elevadores, que confirmou que é sim a empresa responsável pela manutenção. A reportagem ainda questionou se o serviço era feito regularmente. No entanto, funcionários informaram a empresa só irá se pronunciar quando o resultado da perícia sair, mas que está colaborando com as investigações. 

Tião Siqueira/JC Imagem
Polícia foi acionada no local, um prédio no bairro das Graças, no Recife - Tião Siqueira/JC Imagem
Tião Siqueira/JC Imagem
- Tião Siqueira/JC Imagem
Tião Siqueira/JC Imagem
Corpo de Bombeiros foi acionado para tentar o socorre, mas a idosa já estava morta - Tião Siqueira/JC Imagem
Tião Siqueira/JC Imagem
Idosa caiu do sexto andar de edifício no bairro das Graças, no Recife - Tião Siqueira/JC Imagem

Últimas notícias