Geral

Cantata natalina fez resgate da tradição do Natal no Teatro de Santa Isabel

Musical 'Bandeira do divino – uma festa de todos' emocionou o público ao levar a essência do Natal

Da editoria de Cidades
Cadastrado por
Da editoria de Cidades
Publicado em 15/12/2019 às 20:19
Felipe Ribeiro/JC Imagem
Musical 'Bandeira do divino – uma festa de todos' emocionou o público ao levar a essência do Natal - FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Na tarde deste domingo, o espírito natalino tomou conta do Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife. Na ocasião, a cantata natalina Bandeira do divino – uma festa de todos emocionou o público ao levar a essência das tradições do Natal por meio de um musical.

O espetáculo, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música, narrou a jornada do pastoril de forma peculiar, apresentando, além das canções tradicionais do folguedo, novenas, boi de natal, cavalo marinho, galante e guerreiro, entre outras danças e músicas do ciclo natalino brasileiro, além de clássicos da música popular brasileira. A fusão do erudito com o popular foi uma das marcas da produção.

A ideia do maestro José Renato Accioly, que rege a Orquestra de Câmara de Pernambucano (OCPE), foi a de resgatar memórias adormecidas. “O espetáculo foi feito para que quem não conhece possa conhecer e para que os outros que já viram voltem para apreciar a nossa cultura. Tenho ouvido depoimentos dos avós e dos pais das crianças quanto a este resgate e é muito legal perceber este ciclo”, ressaltou o regente.

Resgate

Sobre Bandeira do Divino, ele destaca dois pontos importantes: a participação das crianças e a homenagem ao Natal da terra em que vivemos. “É a oportunidade de unir no mesmo palco crianças que estão iniciando um caminho na música, com outros que já são profissionais experientes, numa interseção rica para os dois lados”, pontuou o maestro. Ele argumenta ainda que o contato com as canções natalinas originais do Nordeste é outro objetivo relevante. “Uma das ideias é buscar um ciclo de Natal que está se perdendo. Acho lindo que se cante Jingle Bell’s ou Noite Feliz, mas é necessário estar com um pé no universo e outro na nossa terra, reconhecer nossas origens e estar em contato com elas”, disse.

Últimas notícias