MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

Ricardo Salles faz vistoria em praias atingidas por óleo em Pernambuco

Desde as primeiras da manhã vistoria praias do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/10/2019 às 7:53
Foto: Wellington Lima/TV Jornal
Desde as primeiras da manhã vistoria praias do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR) - FOTO: Foto: Wellington Lima/TV Jornal
Leitura:

Na manhã desta terça-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (NOVO), faz vistorias em praias de Pernambuco que foram atingidas pelas manchas de óleo, que afetaram diversos pontos do litoral nordestino desde o começo de setembro.

O ministro chegou ao Estado por volta das 3h da madrugada desta terça e desde as primeiras horas da manhã vistoria praias do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O prefeito da cidade, Lula Cabral (PSB), e cerca de 90 militares da Marinha e Exército participam da ação ao lado do titular da pasta do Meio Ambiente.

Segundo Salles, o Governo Federal se esforça desde que apareceram as primeiras manchas no litoral nordestino para resolver o problema. "Todos esforços do governo vêm sendo colocados na prática desde o início, no começo de setembro", disse. "O que for necessário, em termos de recursos do Governo Federal para apoiar medidas contra o problema do óleo venezuelano, nós vamos fazer", completou.

O ministro disse ainda que o trabalho de limpeza das praias tem sido feito de forma colaborativa por várias instituições e elogiou o "grande trabalho" feito pelos voluntários. "Nós vimos aqui, novamente, o que já temos visto em outras ocasiões desde o início dos trabalhos, várias instituições trabalhando junto de forma colaborativa. Além dos voluntários que têm feito um grande trabalho com todo apoio do governo", falou.

Para Ricardo Salles, o vazamento de óleo em praias do Nordeste, considerado um desastre sem precedentes em todo o mundo, não pode ser politizado, nem alvo de polêmicas. "Ninguém deve polemizar ou politizar esse assunto. Esse é um assunto importante para ser feito de maneira unificada e colaborativa. É assim que nós estamos trabalhando", afirmou.

Ações para conter óleo

A vinda de Salles a Pernambuco tem como objetivo analisar e discutir quais medidas poderão ser tomadas, em conjunto com o governo estadual, para conter o avanço das manchas de óleo que vem causando danos incalculáveis ao Nordeste. Nessa segunda (21), Salles foi recebido, durante evento privado no Sul do país, com protestos pela 'politização do óleo'.

No Recife, o ministro deve se encontrar com o governador Paulo Câmara (PSB), no Palácio do Campo das Princesas. A agenda oficial, no entanto, não foi antecipada pelas equipes do ministro e do governador. Às 9h, haverá uma coletiva de imprensa na Capitania dos Portos, na área centra da capital pernambucana.

Ações publicadas no Twitter

Nessa segunda (21), Salles fez dois posts em seu perfil oficial no Twitter sobre ação do Ibama, em Itapuama, e da Marinha, na Praia do Paiva, ambas no Cabo.

 

 

Últimas notícias