Mercado imobiliário

JCPM conclui duas novas torres empresariais e complexo RioMar tem 812 novas salas empresariais no Recife

Somadas às três primeiras torres, o complexo passa a ter quase 1.800 salas empresariais, consolidando a região como um dos principais destinos de prestação de serviço do Recife

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/09/2022 às 15:46 | Atualizado em 26/09/2022 às 20:01
Divulgação
Com as torres empresariais RioMar Trade Center 4 e 5, o Complexo do shopping ganha 812 novas unidades - FOTO: Divulgação
Leitura:

Com a conclusão das duas novas torres empresariais RioMar Trade Center 4 e 5, o Complexo do shopping ganha 812 unidades. Somadas às primeiras torres, (1, 2 e 3), o local passa a ter quase 1.800 salas empresariais, consolidando a região como um dos principais destinos de prestação de serviço da capital pernambucana. As salas do empreendimento 4 e 5 estão sendo entregues aos compradores que, a partir da agora, realizam suas obras para plena operação no primeiro trimestre de 2023. A construção foi feita pelo Grupo JCPM.

As torres são totalmente integradas ao shopping e, em assembleia realizada entre condôminos, ficou decidido que a gestão será conduzida pelo RioMar, com operacional realizado pela JLL, uma das maiores empresas de gestão imobiliária e que está presente no Brasil há mais de 25 anos, com forte atuação no mercado imobiliário corporativo.

O diretor de Divisão Imobiliária do Grupo JCPM, Francisco Bacelar, diz que mesmo com a pandemia e a necessidade de paralisar as obras por ou período de três meses, a entrega das salas foi antecipada. As salas da primeira torre empresarial, que deveriam ser entregues em dezembro, foram antecipadas para agosto deste ano. E as que seriam entregues em julho de 2023 serão liberadas em novembro próximo. 

"Apesar da pandemia da covid-19, fomos surpreendidos positivamente porque várias salas já estavam vendidas e não tivemos distratos de contrato. Hoje já estamos com 96% das salas vendidas. Na fase de construção foram gerados de 700 a 800 empregos diretos e indiretos e a projeção é que sejam abertas 1.150 vagas quando as salas entrarem em funcionamento", destaca. 

Bacelar adianta, ainda, que as duas lojas disponíveis nas novas torres empresarias também já foram locadas e serão ocupadas por empresas da área de saúde. Dentre os setores econômicos que mais buscam pelas salas estão saúde, profissionais liberais (principalmente advogados) e empresas. "Existe, sim, alguns investidores, mas a maioria dos que compraram as salas tem o perfil de quem vai usar o espaço", afirma. 

Complexo empresarial aposta em sustentabilidade

Construídas com as mais modernas tecnologias, com redução de consumo de energia, fachada de vidro de alto desempenho térmico, sistema de ar-condicionado com demanda energética menor, além de estar conectado com as tendências de mobilidade ao implantar um Bike Center com capacidade para  bicicletas, a obra levou menos de três anos para ser concluída.

Do total de 30 pavimentos, 6 são de edifício-garagem, com acréscimo de 1.250 vagas ao complexo, totalizando 7.000. Outros 18 andares têm salas de 26 m² a 49 m² quadrados e mais 5 andares de lajes corporativas. Nas lajes corporativas será possível ter espaços entre 401 e 802 metros quadrados. O projeto arquitetônico foi feito por Carlos Fernando Pontual.

O empresarial conta com lobby e foyer com pé direito duplo, cinco salas de reuniões e três salas de convenções. Os espaços são modulados e chegam a ter capacidade para 235 pessoas em um só ambiente. O foyer tem 256 m², sendo possível realizar coffee break e pequenos eventos. O térreo tem dois grandes espaços de locação para lojas que estarão integradas ao mix total do shopping.

Como infraestrutura, o complexo contará com 22 elevadores, sendo 9 por torre e outros 4 voltados para atender o fluxo do edifício-garagem. Todos com organizador de chamadas e funcionamento com regeneração da energia (onde o equipamento acumula energia ao frear para utilizar em operações futuras).

O sistema de ar-condicionado demandará 20% menos do que modelos split - que já são referência em economia. Outra questão ambiental importante é a integração das lixeiras seletivas à Central de Resíduos, que hoje gera renda para catadores ao comercializar o material descartado no shopping.

O Bike Center conta com banheiro, vestiário e armários. Além de espaços para pequenas refeições. O prédio tem sistema de som e de segurança CFTV nas áreas comuns, automação de bombas, geradores e iluminação do térreo.

Comentários

Últimas notícias