Concurso Unificado Federal

CONCURSO UNIFICADO FEDERAL: Confira os PRAZOS, VAGAS e informações de INSCRIÇÃO para o CONCURSO UNIFICADO FEDERAL

Saiba quando será divulgado o edital para inscrição do concurso unificado federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Marcus Vinícius

Publicado em 13/09/2023 às 14:25 | Atualizado em 13/09/2023 às 16:13
Notícia
X

Foi divulgado recentemente pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) o concurso nacional unificado, que busca preencher cerca de 8 mil vagas no serviço público.

O QUE É O CONCURSO UNIFICADO FEDERAL?

Anteriormente, o secretário de Gestão Pessoal, José Celso Cardoso Jr., anunciou que o concurso seria realizado no dia 25 de fevereiro de 2024.

No entanto, após uma nova análise, o concurso unificado federal está previsto para acontecer no mês de março de 2024.

Em uma entrevista para o Metrópoles, o secretário disse que a mudança ocorreu devido ao prazo para realização da prova após a publicação do edital, que é de 60 dias.

"A gente projetou uma primeira data, que seria final de fevereiro, mas agora a gente já está revendo isso, inclusive em função de sugestões que a gente está recebendo dos órgãos, da própria população, que têm dito, com razão, que 60 dias talvez seja um prazo muito curto para os candidatos estudarem e se prepararem", disse José Celso.

O concurso tem o intuito de promover a diversidade, social, demográfica e territorial, aumentando as oportunidades de emprego em todo o País. As vagas serão oferecidas em 180 cidades, abrangendo as 27 capitais de todas as regiões do Brasil.

O secretario de Gestão Pessoal do MGI, afirmou que devem aderir alguns outros órgãos ao concurso. “Nossa expectativa é que a gente tenha uma adesão grande, por conta das vantagens que esse formato oferece para os órgãos”, disse Cardoso.

COMO SERÁ O CONCURSO UNIFICADO?

Segundo informações do Metrópoles, o edital deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, e os órgãos autorizados a participar do concurso unificado devem aderir até o dia 29 de setembro.

O certame deve incluir diferentes provas, como as provas objetivas, que abordarão temas comuns a todos os candidatos, e as provas específicas, que tratarão de assuntos e blocos temáticos específicos.

NOVOS CONCURSOS: GOVERNO autoriza mais de 2 MIL VAGAS; saiba mais:

INSCRIÇÃO DO CONCURSO UNIFICADO

De acordo com o secretário, para participar do concurso será necessário pagar uma taxa de inscrição, que deve ter um valor aproximado de R$ 100.

No entanto, existe a isenção da taxa de inscrição, prevista por lei, que estará disponível para pessoas de baixa renda e beneficiários do Bolsa Família.

O concurso também pretende seguir a legislação, possuindo cotas raciais, que correspondem a 20% para pessoas negras, e também cotas para pessoas com deficiência.

Tags

Autor