Saúde da mulher

OUTUBRO ROSA: No Recife, campanha inspirada na mulher nordestina sensibiliza contra o câncer de mama

Pelo terceiro ano consecutivo, grupo do Real Instituto de Mastologia (RIMA) realiza venda de camisas para arrecadar fundos para a ONG Casa Rosa

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 10/10/2022 às 7:00
Notícia
X

A mulher nordestina, com suas raízes de força e luta, foi a inspiração para a campanha do Outubro Rosa 2022 do Real Instituto de Mastologia (RIMA), que pelo terceiro ano consecutivo realiza venda de camisas para arrecadar fundos para a ONG Casa Rosa. "Força-renascer", tema desta edição, materializou em forma de poesia e cordel a mensagem de força e esperança que tantas mulheres necessitam para enfrentar o câncer.

A arte que ilustra as camisas deste ano foi assinada por Pablo e J. Borges, artistas pernambucanos que deram vida à identidade visual da campanha. As peças já estão à venda no Real Instituto de Mastologia e no quiosque da ONG Casa Rosa, que fica no shopping RioMar, no Pina. No perfil do RIMA no Instagram (@mastologiarima) existe ainda o link para compra direta via Whatsapp. Os kits com camisa e bolsa mais botton custam R$ 70 e todo o lucro obtido com a venda do material será revertido para a ONG Casa Rosa.

Para dar ainda mais visibilidade ao tema central do Outubro Rosa - que é a prevenção ao câncer de mama - e promover a iniciativa em prol da Casa Rosa, o RIMA também realizará, ao longo de todo o mês de outubro, eventos com especialistas para falar sobre a importância dos cuidados.

“É lindo ver que esse projeto chega ao terceiro ano aumentando seu alcance, importância e influência”, disse a diretora médica do Rima, Luciana Limongi.

ONG CASA ROSA

Localizada no bairro do Espinheiro, no Recife, a Casa Rosa é um centro de acolhimento para pacientes em situação de vulnerabilidade social com câncer de mama que vêm do interior de Pernambuco para realizar tratamento na capital.

Com capacidade de 18 leitos, tem por objetivo oferecer condições adequadas para que as mulheres possam ter um lar acolhedor durante o acompanhamento, minimizando os efeitos do tratamento e a distância da família, sem preocupações de ordem emocional ou material. A permanência na Casa pode ser de até 60 dias, com possibilidade de retorno para exames de acompanhamento e até a reconstrução mamária.

A Casa Rosa é mantida unicamente pela sociedade civil, através das doações financeiras de sócios contribuintes, e repasse de alimentos e material de limpeza, além da renda de eventos, como bazares e bingos. Conta com duas funcionárias em regime CLT, assim como com equipe comprometida de voluntários que atua em diversas frentes, inclusive no suporte assistencial e psicológico.

Tags

Autor