PROMOÇÕES

BLACK FRIDAY? O que comprar na Black Friday? Veja o que mais se busca no Google

Brasileiros já estão pesquisando o que comprar na Black Friday: veja os produtos mais desejados em outubro

Imagem do autor
Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 25/10/2022 às 17:45
Notícia
X

 

Faltando exatamente um mês para a Black Friday (que este ano acontece no dia 25 de novembro), seis em cada dez brasileiros, que têm intenção de comprar produtos na data, já estão pesquisando sobre os itens da sua lista de desejos. A Black Friday é uma das principais datas para o varejo neste segundo semestre.

Segundo pesquisa encomendada pelo Google à empresa de pesquisa Offerwise e realizada em outubro de 2022, as pessoas declaram já estar pesquisando principalmente sobre eletrônicos, com destaque para consoles e jogos (86% dos respondentes), celulares (85%) e TVs (83%), além de computadores, tablets e periféricos (80%). A pesquisa ouviu 500 brasileiros conectados das classes A,B e C e que declararam conhecer a Black Friday.

Confira as principais categorias pesquisadas para compras na Black Friday 2022:

 

 

Divulgação
Eletrônicos predominam nas pesquisas sobre Black Friday - Divulgação

 

Intenção de compra mostra que eletrônicos e eletrodomésticos predominam na preferência

Nesta pesquisa, a Offerwise também perguntou aos consumidores quais os produtos que eles planejam comprar em categorias populares, como eletrodomésticos e eletroportáteis. No caso de eletrodomésticos, os destaques são fogão e cooktop, desejados por 44% dos entrevistados, seguidos por micro-ondas (40%) e geladeira (38%). Já entre os eletroportáteis, a queridinha é a Airfryer, com 56% dos brasileiros declarando que querem levá-la para casa. Em seguida, vêm a batedeira, o liquidificador e o aspirador de pó, desejados por 36% dos entrevistados.

Na análise por classes sociais, o top 3 na lista de eletrodomésticos das classes A e B é um pouco diferente da classe C: enquanto a primeira deseja fogão e cooktop (56%), ar-condicionado (41%) e micro-ondas (34%), os objetos preferidos da classe C são o micro-ondas, apontado por 43% dos entrevistados, seguido por geladeira (42%) e pelo fogão e cooktop (39%).

Entre os eletroportáteis, as classes A e B colocaram em seu primeiro lugar do pódio a Airfryer, com 65% das intenções de compra, enquanto o segundo lugar ficou com a panela elétrica, desejada por 39% e o terceiro com o aspirador de pó (37%). Para a classe C, a Airfryer também é favorita, escolhida por 49%, seguida por grill e sanduicheira (38%) e na terceira posição ficaram empatados batedeira e liquidificador (35%).

Quando o assunto é TV, os aparelhos preferidos pela maioria dos entrevistados das classes A e B (39%) foram os de 51 a 55 polegadas, enquanto os mais desejados pela classe C (26%) foram os equipamentos de 44 a 50 polegadas.

 “O estudo traz uma notícia importante para as marcas: os consumidores já estão iniciando sua jornada de compra, e as empresas podem exercer um importante papel de ajuda nesse momento de escolha”, diz Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil. “A pesquisa mostra que até metade dos consumidores ainda não definiu nada sobre os itens que pretende adquirir, como marca, modelo ou onde comprar, abrindo uma grande oportunidade para que as empresas antecipem essa conversa.”

Black Friday durante Copa do Mundo

Este ano, a Black Friday acontece de forma simultânea à Copa do Mundo do Catar e, na pesquisa, boa parte dos consumidores revelou como o Mundial ainda vai impulsionar o consumo: 26% dos consumidores declaram que devem comprar alimentos, 25% vão comprar bebidas, 19% pretende comprar roupas e acessórios e 17% vão investir especificamente em moda esportiva. Há também aqueles que já se anteciparam, aproveitando algumas promoções que já começam a aparecer: de acordo com o estudo, 21% dos entrevistados disse que já comprou roupas pensando na preparação para os jogos da Copa do Mundo.

Entretanto, a maioria dos entrevistados declarou que vai esperar a data para comprar produtos com ticket mais alto, sobretudo, eletrodomésticos (93% das pessoas) e TV (92%).

 

 

Tags

Autor