INDÚSTRIA

Fabricantes fazem carros cada vez mais semelhantes

Para facilitar a aceitação dos clientes os veículos ganham desenhos semelhantes mas já consagrados

Editoria de Veículos
Cadastrado por
Editoria de Veículos
Publicado em 28/05/2017 às 9:31
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

A Fiat prepara a vinda de seu novo carro, o Argo. O hatch será lançado na próxima terça-feira, em São Paulo, e é a grande aposta da montadora italiana para os próximos anos no Brasil. A marca ainda faz mistérios sobre o seu automóvel, mas pelas imagens divulgadas até o momento já dá para perceber alguma semelhança com modelos existentes no mercado. Por causa disso, trouxemos para a nossa edição de hoje aquela velha discussão: por que os carros atuais são tão parecidos? No novo veículo da Fiat o desenho da parte traseira lembra muito as linhas do Hyundai HB-20, o seu grande rival num futuro próximo. Mas este é apenas um exemplo dentro do mercado nacional.

SEMELHANÇA

A Volkswagen vai lançar o novo Polo até o final do mês. O hatch, dizem, tem muitas semelhanças com outro modelo da própria marca, o popular Gol. Aliás, isso de fazer veículo parecido com outros modelos da mesma família não é novidade para a montadora alemã. Os sedãs Jetta e Voyage, por exemplo, são facilmente confundidos na rua pelos mais desatentos, apesar das diferenças técnicas, tamanho, conforto e preço. O mesmo pode ser dito com os modelos da Audi. Basta observar A3 e A4, que, de frente, parecem exatamente iguais. É preciso sempre ter um olho mais clínico para perceber a diferença de bate-pronto. O argumento das montadoras, muitas vezes, é de que a semelhança entre os modelos é proposital e ajuda a marca a fortalecer a imagem, com seus traços. O artifício tem até um nome dentro da indústria.

Divulgação
VW Amarok - Divulgação
Divulgação
Chevrolet S10 - Divulgação
Divulgação
Hyundai HB20 - Divulgação
Divulgação
Fiat Argo - Divulgação
Divulgação
VW Jetta - Divulgação
Divulgação
VW Voyage - Divulgação

Os engenheiros e designers chamam de “identidade visual”. Na Ford isso está bem evidente. A entrada de ar (com aquele bocão) está no novo EcoSport, no New Fiesta e mesmo no Focus e no Fusion. Para os críticos é a falta de criatividade da indústria. Para os fabricantes, o resultado é fruto de muitos estudos que indicam uma tendência e apontam para a mesma direção. Sendo assim, ela serve como explicação para a gente vê até concorrentes com desenhos bem parecidos. Os donos de picapes que o digam. A maioria das caminhonetes possui uma traseira bem parecida. Ford Ranger, Volkswagen Amarok e mesmo a Chevrolet S10 têm muitas semelhanças de lanternas.

Últimas notícias