BRINQUEDO

Engenheiros alemães realizam teste de impacto com carro de brinquedo

Teste foi feito nos mesmos padrões utilizados para avaliar carros de verdade

Edilson Vieira
Cadastrado por
Edilson Vieira
Publicado em 26/05/2017 às 8:48
Divulgação
FOTO: Divulgação
Leitura:

O ADAC, Automóvel Clube da Alemanha, é o maior e mais antigo clube de automobilistas da Europa. Uma respeitada instituição com mais de cem anos de fundação e que promove a segurança dos automóveis e a condução segura. É o ADAC que, entre outras ações, realiza os testes de impacto (crash-tests) do Latin NCAP,que recentemente reprovou o Chevrolet Onix na prova de colisão lateral.

Para promover o clube, ou por pura diversão, os engenheiros do ADAC resolveram fazer um crash-test de verdade com um veículo de brinquedo. O escolhido foi o Porsche 911 GT3 RS feito de peças de Lego. Formado por 2.700 peças, o kit do Porsche é um dos mais complexos da marca. Exige 856 passos para a montagem e custa cerca de 300 euros nas lojas de brinquedos europeias.

BRINQUEDO

Divulgação
Kit do Porsche 911 utilizado no teste de impacto é rico em detalhes - Divulgação
Divulgação
Técnicos documentaram inclusive a montagem das 2.700 peças - Divulgação
Divulgação
Carro foi arremessado contra o obstáculo a 46 km/hora - Divulgação
Divulgação
A batida foi violenta - Divulgação
Divulgação
No final, poucos danos e apenas peças desmontadas - Divulgação

O teste de impacto feito com o carro de brinquedo foi montado como um ensaio de verdade. Laboratório, sala fechada, monitoramento por várias câmeras de vídeo de alta definição, anteparo metálico para receber o impacto e pista para lançamento. Tudo padronizado como num teste de impacto real, mas em miniatura. O carrinho foi projetado a uma velocidade de 46 km/hora contra o obstáculo e o resultado... veja o vídeo.

No blog da ADAC o veredito do teste:"Nós desenvolvemos o teste como feito para qualquer outro carro - Apenas em miniatura. O resultado foi impressionante e diferente do esperado. Explica Johannes Heilmaier, chefe da unidade crash-test no centro técnico da ADAC "O chassis do carro não teve problemas com a alta velocidade, e não havia muitos danos com o impacto. Ele apenas desmontou seus componentes ", diz Heilmaier.

Últimas notícias