Lançamento

Renault apresenta novos motores para Oroch e Duster

Motor 1.6 da linha Renault é 21% mais econômico

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 03/12/2016 às 10:15
Divulgação
Motor 1.6 da linha Renault é 21% mais econômico - FOTO: Divulgação
Leitura:

A Renault foi uma das últimas grandes montadoras a apresentar sua nova linha de motores modernizada, como determina o Inovar-Auto. O programa do governo federal concede incentivos fiscais para a indústria automotiva com a contrapartida de que elas desenvolvam tecnologia que façam os carros gastarem menos combustível e poluam menos.

Assim, as versões do hatch Sandero, do sedã Logan, da picape Oroch e do SUV Duster passam a contar na linha 2017 com os motores da família SCe – sigla em inglês para Smart Control Efficiency – ou eficiência de controle inteligente.

Os propulsores chegam nas versões 1.0 de três cilindros e 1.6, de quatro cilindros, e são fabricados na fábrica da Renault, no Paraná. Os motores são mais leves, um pouco mais potentes, menos poluentes e consideravelmente mais econômicos.

ECONOMIA

Com bloco de alumínio, o novo motor 1.0 da Renault oferece consumo até 19% menor, segundo o fabricante, em comparação com a motorização anterior. A potência máxima é de 82 cavalos com etanol. Este novo motor, desenvolvido no Brasil, usa duplo comando de válvulas variável, na admissão e no escape, algo inovador no segmento de entrada no mercado brasileiro.

Segundo o Inmetro, o Sandero com o novo motor 1.0 faz 14,2 km/litro de gasolina na cidade. Já o Logan fez na média urbana 13,8 km/litro. Sandero e Logan equipados com o câmbio automatizado passam a oferecer controle eletrônico de estabilidade (ESP) e assistente de arrancada em subidas (HSA), que é acionado quando o carro se encontra em uma inclinação e permite a saída sem que o veículo escorregue para trás, garantindo maior segurança.

O motor 1.6 da linha Renault também ficou mais potente, oferecendo 118 cavalos, para a linha Sandero e Logan e 120 cavalos, para os veículos Duster e Duster Oroch, com um consumo até 21% menor. Com o novo motor 1.6, o Duster faz média de consumo na cidade de 11,3 km/litro na gasolina, segundo a marca francesa.

Além dos motores, outras tecnologias foram incorporadas aos veículos buscando eficiência. Entre elas estão a direção eletro-hidráulica, que proporciona uma condução mais leve em manobras e menor consumo de combustível, e o sistema ESM (Energy Smart Management) de regeneração de energia, solução inspirada na Fórmula 1 que também visa a redução do consumo.

O sistema funciona ligado ao alternador do veículo que passa a entrar em funcionamento apenas em determinadas situações, poupando o esforço do motor em gerar energia para a bateria.

Últimas notícias