Machismo

Deputada propõe Voto de Protesto contra ex-secretário que ofendeu estrangeira na Rússia

'Definitivamente, Pernambuco e Ipojuca não merecem ganhar notoriedade por esse tipo de conduta repugnante', disparou a deputada Simone Santana (PSB)

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 18/06/2018 às 21:37
Foto: Reprodução / Instagram
'Definitivamente, Pernambuco e Ipojuca não merecem ganhar notoriedade por esse tipo de conduta repugnante', disparou a deputada Simone Santana (PSB) - FOTO: Foto: Reprodução / Instagram
Leitura:

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Simone Santana, propôs um Voto de Protesto na casa contra a atitude do ex-secretário de Turismo de Ipojuca e advogado Diego Valença Jatobá, que apareceu em um vídeo junto a pelo menos três torcedores ofendendo uma estrangeira com palavras obscenas na Copa do Mundo da Rússia. A deputada pleiteia que Voto de Protesto seja colocado em votação na próxima sessão plenária. 

Ao subir na tribuna do plenário da Alepe, Simone Santana fez duras críticas à postura de Diego Valença. Segundo ela, ele tem como agravante o fato de ter comandado a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes. “Um dos principais destinos do país, conhecido por suas belas praias e que tem o turismo sexual como um dos principais desafios a serem enfrentados nesse setor. Definitivamente, Pernambuco e Ipojuca não merecem ganhar notoriedade por esse tipo de conduta repugnante”, disparou.

Diego Valença ocupou a pasta durante a gestão do ex-prefeito de Ipojuca Pedro Serafim, que se encerrou no ano de 2012. Serafim era um adversário histórico do também ex-prefeito do município Carlos Santana (PSDB), marido da deputada Simone Santana. O conflito se encerrou entre os dois quando o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB) fechou um acordo informal com o PSDB e o PDT em Ipojuca nas eleições municipais de 2016. Carlos Santana, candidato à reeleição, preteriu o nome de Pedro Mendes (PSB) no cargo de vice pelo nome de Pedro Serafim Filho, neutralizando assim o seu adversário e fortalecendo o seu palanque. O acordo se deu em troca do apoio de Santana ao pleito de Geraldo em Recife. 

Câmara do Recife

Na Câmara do Recife, o caso também veio à tona através do discurso da vereadora Aline Mariano (PP), presidente da Comissão de Defesa da Mulher na Casa. “É preciso discutir punições para casos como este, que merece também uma retratação pública pela ofensa à mulher e para que seja compreendido o tipo de violência que se cometeu. Não podemos aceitar situações como essa. Exigimos um pedido de desculpas pelo ato desrespeitoso”, afirmou a vereadora.

Últimas notícias