Reforma da Previdência

Movimentos sociais irão pressionar deputados em ato da oposição

Ato político de pressão, no local de evento da oposição nesta segunda (11), busca convencer bancada pernambucana a votar contra a Reforma da Previdência

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 11/12/2017 às 10:59
Foto: Ashlley Melo / JC Imagem
Ato político de pressão, no local de evento da oposição nesta segunda (11), busca convencer bancada pernambucana a votar contra a Reforma da Previdência - FOTO: Foto: Ashlley Melo / JC Imagem
Leitura:

Os movimentos sociais, liderados pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), irão realizar um ato político nesta segunda (11), às 16h, no mesmo local onde será promovido o evento da frente Pernambuco Quer Mudar, formado por lideranças da oposição estadual, que começa às 17h, no Arcádia Paço Alfândega, no bairro do Recife Antigo, no Recife. Lideranças sindicais e de entidades sociais e estudantis foram convocadas para pressionar a bancada federal pernambucana contra a Reforma da Previdência. 

"O governo recuou porque não conseguiu os 308 votos necessários para aprovar a nova proposta de desmonte da aposentadoria, que exclui milhões de brasileiros e brasileiras da Previdência Social, mas ameaça votar ainda este ano", afirmou o presidente da CUT-PE, Carlos Veras. 

No dia de 5 dezembro, movimentos sociais fizeram ato contra a reforma pelas ruas da área central do Recife, dentro de um ato nacional que ocorreu em várias regiões do país. Uma greve geral estava marcada para aquele dia, mas devido a retirada da proposta da pauta na Câmara dos Deputados, foi suspensa. 

De acordo com o último levantamento do JC, apenas cinco deputados pernambucanos confirmaram apoio a Reforma da Previdência. São eles o ex-ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), Jarbas Vasconcelos (PMDB), Cadoca (Sem partido), Luciano Bivar (PSL) e Marinaldo Rosendo (PSB). Contra a reforma, já confirmaram o seu voto 12 parlamentares. Oito não tem voto definido ou ainda estão analisando a proposta.

 

Oposição

O grupo de oposição ao governo de Paulo Câmara (PSB) que está sendo formado para disputar as eleições de 2018 é liderado pelo senador Fernando Bezerra Coelho ao governo de Paulo Câmara (PSB), reúne os ministros Fernando Filho (sem partido) e Mendonça Filho (DEM), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o senador Armando Monteiro (PTB) e os ex-governadores João Lyra Neto e Joaquim Francisco (ambos do PSDB).

O ato é o primeiro evento oficial do grupo e marcará o início das discussões do plano de governo para disputar as eleições de 2018. Porém, os nomes para compor a chapa só serão decididos em março do ano que vem, período de janela partidária. São esperadas cerca de mil pessoas no ato desta segunda (11), entre lideranças comunitárias, sindicais e municipais.

Últimas notícias