ELEIÇÕES 2018

FBC se filia ao PMDB nesta quarta

Senador deixa hostes socialistas e assinará termo de filiação; FBC Filho só fará a migração na janela partidária

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 05/09/2017 às 16:20
Foto: Agência Senado
Senador deixa hostes socialistas e assinará termo de filiação; FBC Filho só fará a migração na janela partidária - FOTO: Foto: Agência Senado
Leitura:

Com informações do repórter Romualdo de Souza, de Brasília

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) se filiará ao PMDB nesta quarta-feira (6). O senador Romero Jucá, presidente nacional do partido, anunciou que a filiação do pernambucano acontece às 11h. Estava prevista uma reunião do deputado Jarbas Vasconcelos (PMDB), cacique da sigla em Pernambuco, antes do anúncio da decisão. No entanto, nessa segunda (4), Jarbas informou que estava doente, com uma sinusite, e que não iria a Brasília esta semana.

O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho (PSB), deve aproveitar a janela partidária para ingressar no partido. Como FBC é senador, portanto cargo majoritário, ele não pode perder o mandato em função da mudança partidária, já Fernando Filho pode ter o mandato questionado se migrar agora. 

O anúncio saiu nesta terça-feira (5), após reunião da direção nacional do partido. Alguns filiados do PMDB de Pernambuco pediram a dissolução do diretório estadual - decisão sai na próxima reunião da executiva que não tem data.

DESFILIAÇÃO APÓS 12 ANOS

Para pode ficar livre e se filiar ao PMDB, Fernando Bezerra Coelho solicitou oficialmente, nesta tarde (5), a desfiliação dele do PSB. O pedido formal foi entregue ao presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira. Fernando agradeceu “pelo apoio recebido em mais de 12 anos de convivência, salientando a importância deste período para a trajetória política e pessoal”.

No comunicado a Siqueira, o senador disse que enfrentou relevantes desafios nos quadros do PSB, “com afinco, dedicação e fidelidade aos ideais programáticos do partido”.

O senador conversou pessoalmente com Carlos Siqueira, na sede do partido, em Brasília. Depois do encontro, o parlamentar convidou os cinco senadores do PSB para uma reunião, momento em que o parlamentar informou aos colegas sobre a desfiliação da legenda, agradecendo a parceria de Lúcia Vânia (GO), Lídice da Mata (BA), João Capiberibe (AP), Roberto Rocha (MA) e Antonio Carlos Valadares (SE); especialmente, durante o período em que foi líder do PSB no Senado Federal.

 

Últimas notícias