Eleição suplementar

Prefeita eleita de Ipojuca quer acelerar posse

Advogado de Célia Sales (PTB) pediu ao juiz eleitoral que sejam marcadas o mais rápido a diplomação e a posse da candidata

Editoria de Política
Cadastrado por
Editoria de Política
Publicado em 03/04/2017 às 16:23
Reprodução/Facebook
Advogado de Célia Sales (PTB) pediu ao juiz eleitoral que sejam marcadas o mais rápido a diplomação e a posse da candidata - FOTO: Reprodução/Facebook
Leitura:

A prefeita eleita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), está pedindo ao juiz eleitoral do município, Eduardo José Burichel, que seja agilizada sua diplomação e posse. “A vontade do povo já foi expressa. O município não pode demorar mais tempo sem prefeito definitivo, por isso pedimos que o mais rápido possível o juiz diplome e garanta a posse de Célia”, explicou o advogado da candidata, Walber Agra. Desde janeiro, Ipojuca está sob o comando interino do presidente da Câmara, Irmão Ricardo (PTC).

O calendário definido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) prevê que os participantes da disputa prestem contas da campanha até 7 de abril, mas, conforme Agra, a posse não está condicionada a esse prazo. “Célia pode ser diplomada e tomar posse no mesmo dia ou receber o diploma num dia e tomar posse no outro”, observa.

A candidata do PTB, que teve o apoio do senador Armando Monteiro e do ex-presidente Lula, foi eleita neste domingo (2/4), no pleito suplementar, com 55,2% dos votos válidos. Derrotou o ex-prefeito Carlos Santana (PSDB), apoiado pelo PSB do governador Paulo Câmara. A votação de Célia foi muito próxima da conquistada pelo marido dela, Romero Sales, em outubro de 2016.

Romero foi impugnado por enquadramento na Lei da Ficha Limpa, condição questionada por ele junto a instâncias superiores do Judiciário. A eleição, então, foi anulada e o Tribunal Superior Eleitoral determinou o pleito suplementar realizado agora.


Na manhã desta segunda (3/4), Célia concedeu entrevista a uma TV local, dizendo que dará “prioridade a tudo”, em alusão a todas as áreas que precisam de atenção no município. Ela nunca exerceu cargo político ou mandato. A sua assessoria de imprensa informa que ela reservou o resto do dia para descansar, pois estava exausta da movimentação do domingo e dos dias finais de campanha.

Câmara de Vereadores de Ipojuca parabeniza Célia pela votação

Ipojuca é o município com maior PIB per capita de Pernambuco, mas carente ainda de infraestrutura básica, como transporte público, saúde, educação, habitação e saneamento de qualidade.
A Câmara de Vereadores, comandada interinamente por Flávio do Cartório (PSD), lançou nota parabenizando a prefeita eleita e desejando que ela cumpra as promessas.

Últimas notícias