'LULA LÁ'

Na Transposição, Lula dá pontapé para candidatura em 2018

Lula, Dilma, senadores, deputados, governadores e ex-ministros participam do grande ato do PT no Nordeste

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 19/03/2017 às 7:36
Foto: Roberto Stuckert/Instituto Lula
Lula, Dilma, senadores, deputados, governadores e ex-ministros participam do grande ato do PT no Nordeste - FOTO: Foto: Roberto Stuckert/Instituto Lula
Leitura:

Visto como um pontapé para o lançamento da candidatura presidencial de Lula (PT), a “inauguração popular” da Transposição do Rio São Francisco, marcada para este domingo (19) em Monteiro (PB), é projetado por petistas e aliados como primeiro grande ato político desde que o ex-presidente admitiu publicamente disputar novamente a Presidência, com direito a desfile em carro aberto ao lado de governadores e parlamentares. O PT espera reunir não menos que 20 mil pessoas na cidade de 30 mil habitantes no Sertão da Paraíba.

Só de Pernambuco sairão pelo menos 25 ônibus, diz Bruno Ribeiro, presidente do PT-PE. “Não é um lançamento de campanha. Mas há um movimento cada vez maior de ter Lula como candidato a 2018. A leitura termina sendo essa (do lançamento). Nós todos estamos convencidos que a candidatura de Lula para 2018 é uma necessidade”, descreve Humberto Costa, líder do PT no Senado.

Além de Lula, estão previstas o ato na Transposição as presenças da ex-presidente Dilma Rousseff (PT); do ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT); do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT); do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB); e dos três governadores do PT no Nordeste: Rui Costa (Bahia), Camilo Santana (Ceará) e Wellington Dias (Piauí). Também irão deputados, senadores e prefeitos petistas.

Lula deve desembarcar em Campina Grande às 11h. Percorrerá 170 quilômetros e deve chegar ao trecho da Transposição por volta das 13h30. Lá, ele deve plantar uma árvore ao lado de Dilma. Depois, sairá numa carreata, em carro aberto, até o Centro de Monteiro, onde um palanque estará armado para aguardar o petista em um ato previsto para as 16h.

A visita ocorre apenas uma semana depois do presidente Michel Temer (PMDB) inaugurar o eixo leste da obra em meio à briga pela paternidade do projeto. Simbolicamente, a viagem de Lula ocorre no Dia de São José, data em que, se chover, a colheita está garantida, segundo a crença popular no Nordeste.Um dos temas do discurso deve ser a reforma da previdência, em tramitação no Congresso. 

Saindo do Recife, uma comitiva liderada por Humberto Costa levará senadores, ex-ministros e a deputada federal Luciana Santos, presidente nacional do PCdoB.

Oficialmente, Lula deve ser lançado candidato à Presidência durante o congresso nacional do PT, em junho, ou logo depois. Além de ser um movimento para unificar o partido no momento em que as diversas correntes divergem sobre o futuro do petismo, o lançamento da candidatura é vista como uma forma de blindar Lula e dar eco ao discurso de perseguição política.

VISITA PE QUANDO?

O ato na Transposição encerra a semana em que Lula depôs por 50 minutos na 10ª Vara Federal, em Brasília, no processo em que é acusado de tentar impedir a delação premiada à Lava Jato de Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras. O ex-presidente disse ser vítima de um “massacre” e “acordar todo dia achando que a imprensa vai estar na porta de casa porque eu vou ser preso”.

Para Humberto Costa, o comício com Lula não se trata de um desagravo ao ex-presidente. “O ato é uma afirmação da nossa ação no Nordeste. Não creio que o tom vá ser este. Alguém pode tratar disso no discurso”, afirma. Para Bruno Ribeiro, Lula é alvo de uma devassa. “Parte do Estado, sob o pretexto de combater a corrupção, estava fazendo política”, dispara.

Ainda não há confirmação de vinda do petista a Pernambuco. Havia a possibilidade do ex-presidente aproveitasse a ida a Monteiro para visitar Sertânia, onde Temer também esteve, mas não foi possível por causa da agenda. Na Paraíba, Bruno Ribeiro apresentará o pedido de uma nova visita. Segundo Humberto, ele deve vir durante a caravana que fará pelo País.

Últimas notícias