NÃO VAI TER PED

PT-PE não fará eleição direta para presidente estadual

Para evitar disputas internas, PT deve reeleger Bruno Ribeiro por consenso

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 18/03/2017 às 9:04
Foto: Clemilson Campos/Arquivo JC Imagem
Para evitar disputas internas, PT deve reeleger Bruno Ribeiro por consenso - FOTO: Foto: Clemilson Campos/Arquivo JC Imagem
Leitura:

Para evitar disputas internas no momento de fragilidade política, o PT de Pernambuco não fará eleição direta para eleger o presidente estadual neste ano. No dia 09 de abril, o Processo de Eleição Direta (PED) escolherá os novos presidentes municipais da legenda e definirá quem serão os delegados para o Congresso estadual. No Recife, o eleito deve ser o vereador Osmar Ricardo, irmão do atual presidente, Oscar Barreto. No Estado, a tendência é que o presidente do PT-PE, Bruno Ribeiro, seja reeleito.

A última eleição interna do PT foi em 2013, quando Bruno enfrentou a deputada estadual Teresa Leitão na votação interna da sigla. Depois de uma campanha complicada, que repercutiu o tom duro das prévias do ano anterior para prefeito do Recife, os dois grupos acabaram chegando a um acordo com revezamento na presidência, cada um por dois anos.

Dessa vez, o novo Diretório Estadual será eleito já para um mandato de dois anos, o que favorece o entendimento em torno do nome de Bruno Ribeiro. Os delegados que irão para o Congresso Estadual, que ocorrerá entre 05 e 07 de maio, também deverão debater o programa partidário e as novas estratégias política e de organização do PT, em meio à forte rejeição que a sigla tem enfrentado nos últimos anos e a crise política interna após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). No início de junho, o Congresso Nacional deve lançar oficialmente a candidatura do ex-presidente Lula (PT) à presidência em 2018.

CHAPA ÚNICA

Em Pernambuco , 85 municípios já registraram suas chapas para o PED. A delegação estadual tem chapa única, composta a partir de um acordo com todas as tendências da sigla. Os nomes que irão compor o diretório estadual também serão fruto de consenso para evitar fragilizar a legenda. O PT fará uma coletiva para detalhar todo o processo nesta segunda-feira (20).

No Recife, o secretário de organização e coordenador da campanha de João Paulo (PT) no ano passado, Felipe Cury, retirou a candidatura em prol da unificação das chapas. Ele pregava a necessidade de renovação de quadros no partido.

Últimas notícias