Aposentadoria

Cadoca apresenta emenda que só beneficia parlamentares na Previdência

Deputado federal pelo PDT, Cadoca diz que é preciso preservar direito adquirido de senadores e deputados federais

Da equipe de Política
Cadastrado por
Da equipe de Política
Publicado em 16/03/2017 às 16:45
Bobby Fabisak/JC Imagem
Deputado federal pelo PDT, Cadoca diz que é preciso preservar direito adquirido de senadores e deputados federais - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

As emendas ao projeto de Reforma da Previdência já somam mais de uma centena e os deputados federais pernambucanos têm contribuído para esse volume. Um deles, Carlos Eduardo Cadoca (PDT), afirmou que votará a favor da proposta do governo Michel Temer (PMDB), mas ainda assim apresentou uma emenda voltada para a aposentadoria dos próprios parlamentares.

"Fiz apenas uma emenda porque tem uma lacuna na proposta porque ela faz regra pra todo mundo, mas extinguiu a dos parlamentares e não fez a regra. Estou de acordo, vou votar a favor (da proposta). Vai todo mundo para o regime geral, tudo bem. Agora, tem o direito adquirido (dos parlamentares) que precisa ser explicitado. Foi o que eu fiz. Eu explicitei na minha emenda os direitos dos parlamentares que hoje são vinculados ao PSSC, que é o Plano de Seguridade Social dos Congressistas", explicou, em entrevista ao Jornal do Commercio.

Você viu? Reforma da Previdência de Temer desagrada a própria base governista

O Plano de Seguridade Social dos Congressistas, de acordo com Cadoca, não abarca a totalidade dos deputados. "São 252 deputados apenas. Os senadores eu não sei quantos são, mas não tem mais do que 40. Deve ser nessa base", informa.

Rodrigo Maia prorroga até sexta prazo para emendas à reforma da Previdência

País não pode fazer reforma 'modestíssima' na Previdência, diz Temer em meio a protestos

Manifestação contra Reforma da Previdência ocorre no Centro do Recife

A emenda de Cadoca prevê que os parlamentares maiores de 54 anos e aqueles que tiverem cumprido ao menos um mandato, ou o tempo dele, que é de quatro anos para os deputados federais e oito anos para senadores, não serão afetados pela Reforma da Previdência. Dessa maneira, eles continuariam com o tempo de contribuição de 35 anos.

O pedetista afirma que apenas explicitou uma regra de transição para os deputados.

"Se der uma olhadinha na PEC (Proposta de Emenda Constitucional), você vai ver que no artigo 7 está lá que ela estabelece a regra de transição, fala que homem com idade superior ou igual a 50 anos e mulher com 45 anos poderão se aposentar quando preencherem as seguintes condições e aí estabelece as condições. No caso da nossa, apenas extinguiu, pura e simplesmente dizendo que futuramente o Poder Executivo e os estados e municípios que têm Previdência façam a sua regulamentação. Achei que como fez para os outros deveria ter feito a nossa, que especificamente está sendo extinta. Não tem nada novo, não cria direito novo, é assegurar o direito vigente hoje", disse. 

Pelas regras do PSSC, os parlamentares que contribuírem durante 35 anos asseguram um salário integral e vitalício no valor atual de R$ 33,7, valor bem acima da média recebida pela maioria dos trabalhadores brasileiros. Se o parlamentar falecer, o benefício é repassado aos dependentes.

EMENDAS

Além de Cadoca, outros deputados federais de Pernambuco apresentaram emendas à Reforma da Previdência. Betinho Gomes (PSDB) apresentou três emendas, Daniel Coelho (PSDB) apresentou uma e Eduardo da Fonte (PP) apresentou duas. André de Paula (PSD) e Gonzaga Patriota (PSB) apresentaram uma cada. E Danilo Cabral (PSB), cujo partido integra o governo federal com o ministro Fernando Filho (Minas e Energia), apresentou quatro emendas.

Últimas notícias