Segurança Pública

Paulo Câmara sanciona lei que reajusta soldo de militares

Após muita polêmica, nova estrutura remuneratória dos policiais e bombeiros militares foi oficializada

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 16/02/2017 às 18:33
Wagner Ramos/JC Imagem
Após muita polêmica, nova estrutura remuneratória dos policiais e bombeiros militares foi oficializada - FOTO: Wagner Ramos/JC Imagem
Leitura:

O governador Paulo Câmara sancionou, na tarde desta quinta-feira (16), a lei que altera a estrutura remuneratória das carreiras de praças e oficiais da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. A nova estrutura passa a ser integrada por subdivisões em faixas de soldos, indicando o nível de progressão no respectivo posto ou graduação.

Na avaliação dos governistas, a iniciativa é vista como o "maior acordo de valorização funcional da história de Pernambuco". O reajuste, de acordo com Paulo Câmara e seus aliados, representará um acréscimo de R$ 303 milhões na folha de pagamento de 2017.

TabelaSoldados



O projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa esta semana e sancionado pelo governador estabelece as correções nos vencimentos para os meses de maio de 2017, abril de 2018 e dezembro de 2018.

>> Você viu? Paulo Câmara assina nota que pede fim de anistia a policiais punidos

Ainda na avaliação do governo, a lei viabiliza o nivelamento salarial dos militares com a Polícia Civil e "garante o crescimento e o dinamismo na carreira dos militares".

OPOSIÇÃO RECLAMA 

A oposição afirma não reconhecer a legitimidade do projeto de lei que altera a estrutura remuneratória e de carreira dos militares de Pernambuco e encaminhou à Procuradoria Geral da Assembleia uma consulta sobre o rito de tramitação dos projetos de lei completar e dos projetos de leis ordinárias, regido pelo Artigo 231 do Regimento Interno da Casa.

Segundo a deputada Teresa Leitão (PT), vice-líder da bancada oposicionista, o governo do Estado e sua base na Assembleia adotaram a estratégia errada em relação à tramitação do projeto de lei, votado em 2º turno na Alepe, sem a participação da oposição no plenário, que se retirou antes de iniciada a votação. 

“O governo perdeu a oportunidade de sair daqui com uma grande vitória, não numérica, mas de construir um amplo consenso em relação à segurança”, afirmou.

Associação de PMs mantém pressão sobre governo do Estado

Reajuste da PM de Pernambuco é aprovado pelos deputados

Paulo Câmara: 'Não vamos admitir que a bandidagem queira imperar'

Líder da bancada oposicionista, o deputado Silvio Costa Filho (PRB) anunciou que o jurídico da oposição está finalizando a ação que será apresentada ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e que também vai encaminhar ao governador Paulo Câmara um ofício solicitando a retomada do diálogo com a categoria. 

“É preciso restabelecer o diálogo. Não é só a questão do salário que precisa ser discutida. Ela é importante sim, mas é preciso também debater a melhoria nas condições de trabalho dos policiais e uma agenda para o combate à violência em nosso Estado”, defendeu.

Últimas notícias