Eleições 2016

Pesquisa IPMN/JC: Geraldo lidera nas pesquisas estimulada e espontânea

Prefeito e candidato à reeleição pelo PSB, Geraldo tem 49% das intenções de voto contra 31% de João Paulo, que concorre pelo PT

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 22/10/2016 às 12:00
Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Prefeito e candidato à reeleição pelo PSB, Geraldo tem 49% das intenções de voto contra 31% de João Paulo, que concorre pelo PT - FOTO: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Leitura:

“O que estamos vendo nas ruas é que a nossa campanha, como aconteceu no primeiro turno, está crescendo a cada dia”. A declaração foi dada pelo  candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) no domingo passado, após a divulgação da primeira pesquisa do segundo turno do Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN). A julgar pelos números do segundo levantamento, também feito em parceria com o JC e o portal Leia Já, o socialista tem razões para continuar comemorando.

>> Pesquisa IPMN/JC: Geraldo tem 61% dos votos válidos e João Paulo 39%

Além dos votos válidos na pesquisa IPMN/JC, Geraldo Julio está à frente de João Paulo (PT) na pesquisa estimulada. O prefeito aparece com 49% das intenções de voto contra 31% do rival. No levantamento anterior, do último fim de semana, o socialista tinha 50,9% das intenções de voto contra 33,6% do petista. O número de eleitores dispostos a votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos passou de 11,9% para 14%. Antes, 3,7% não sabiam responder ou não responderam e esse índice agora é de 5%.

Na pesquisa espontânea , modelo em que os nomes dos postulantes não são citados pelos entrevistadores, Geraldo tem 49% das intenções de voto contra 31% de João Paulo. No levantamento anterior, o índice era de 49,5% das intenções de voto para o prefeito e 32,5% para o ex-prefeito.  Já 14% responderam que votarão em branco, nulo ou em nenhum dos postulantes e 6% não responderam ao levantamento ou não souberam responder.

“A vitória de Geraldo que vem se desenhando pode ser mais ampla porque os votos brancos podem virar voto útil, ou seja, ir para o prefeito. E por que esses votos brancos ou nulos não podem ir para João Paulo? Porque já teriam ido. Esse quadro (da migração para Geraldo) permanece em virtude da estabilidade dos números”, afirma Adriano Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

GESTÃO É APROVADA

A avaliação positiva da gestão municipal é outro ponto favorável para Geraldo Julio e que se repete da pesquisa passada para esta. Para 60% das pessoas entrevistadas, o governo socialista está aprovado. O índice de eleitores que desaprovam a administração do atual prefeito é de 34% e 6% não responderam ou não souberam responder.

Para 8% dos entrevistados, a gestão Geraldo Julio é ótima, 33% consideram boa e 37% avaliam como regular. Dez por cento dos eleitores dizem que o governo é ruim e o mesmo percentual classificam a administração do PSB no Recife como péssima. Já 2% não   souberam responder ou não responderam.

João Paulo fica à frente de Geraldo Julio quando o assunto é rejeição. Ao serem questionados sobre qual dos dois candidatos provoca mais medo caso venha a ser eleito prefeito do Recife, 19% dos entrevistados cravaram o nome do petista e 13% o do socialista. Dois porcento dos eleitores não responderam ou não souberam responder e 66% das pessoas pesquisas afirmaram não ter medo de nenhum dos postulantes.

A pesquisa ainda traz dados sobre o interesse dos eleitores na disputa e 50% afirmaram está interessado no duelo e 49% não. Já 1% foi o índice de pessoas que não responderam ou não souberam responder. Entre as pessoas pesquisadas, 92% responderam que pretendem ir votar para prefeito do Recife neste segundo turno. Já 7% disseram que não sairão de casa para ir aos colégios eleitorais escolher o novo gestor da capital e 1% não respondeu ou não soube responder.

Últimas notícias