Obras

Paulo Câmara 'socorre' Geraldo Julio pela segunda vez

Governador assumiu parte da rota de ciclovias que deveriam ser da PCR. Há onze dias, Estado assumiu obra da Rio Branco

Mariana Araújo
Cadastrado por
Mariana Araújo
Publicado em 22/10/2016 às 6:51
Foto: Divulgação
Governador assumiu parte da rota de ciclovias que deveriam ser da PCR. Há onze dias, Estado assumiu obra da Rio Branco - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

Dez dias depois de assinar a ordem de serviço para a requalificação da Avenida Rio Branco, o governo do Estado fez ontem um novo gesto à Prefeitura do Recife ao assinar uma nova ordem de serviço, desta vez para a implantação do primeiro trecho do Eixo Cicloviário Estruturador. A obra, que vai implantar uma ciclorrota entre o Marco Zero e a Fábrica Tacaruna, terá recursos de R$ 2,4 milhões do governo, adquiridos através de uma operação de crédito com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do Prodetur.

De acordo com o Plano Diretor Cicloviário, que prevê a implantação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, as prefeituras seriam responsáveis por trechos que correspondem às redes complementares. A Prefeitura do Recife tem, de acordo com o projeto, 164 quilômetros da rede. Nesse montante, estão incluídos trechos assumidos pelo Estado na ordem de serviço assinada ontem, em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas. São eles: Praça da República, Avenida Prefeito Artur Lima Cavalcanti e o trecho da Avenida Agamenon Magalhães até o limite com Olinda.

Já a Rio Branco, a prefeitura anunciou a obra em fevereiro de 2014 mas não teve recursos para implementar. No dia 11 deste mês, o governo anunciou a requalificação com a mesma fonte de recursos - empréstimo do BID via Prodetur. Na via, serão implementados R$ 4,5 milhões. A Rio Branco está fechada para o tráfego de veículos desde o carnaval de 2014. A promessa da prefeitura era criar um grande passeio na via, com piso igual à Praça do Marco Zero e quiosques de alimentação. Tudo que foi feito pela gestão foi a pintura do asfalto em cores diversas. O espaço é uma das principais vitrines socialistas, onde ocorre parte das atividades do evento Recife Antigo de Coração, no último domingo de cada mês.

CONTRATOS PRONTOS

O governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que as agendas não estão ligadas às necessidades do aliado Geraldo Julio (PSB), que concorre à reeleição. “Não vou por causa do cronograma eleitoral ficar segurando ordem de serviço. Nós demos a ordem de serviço da requalificação da Rio Branco e demos hoje (sexta, 21) da ciclovia porque a licitação ficou pronta, o contrato ficou pronto. Eu não vou ficar esperando, diante de um momento como esse, de dar anúncio a obras onde o dinheiro já está garantido e a gente precisa gerar emprego e renda. Eu estou cumprindo meu papel como governador e vou continuar fazendo isso em todo o Estado”, disse.


Últimas notícias