ELEIÇÕES

No Recife, os santinhos são os grandes diabinhos das eleições

Material de campanha suja a cidade, pode entupir bocas de lobo e causar acidentes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 02/10/2016 às 13:00
Bobby Fabisak/JC Imagem
O derrame de santinhos é uma das práticas proibidas na eleição - FOTO: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

No Grande Recife, os santinhos são os grandes diabinhos das eleições. Ruas e calçadas próximos às principais zonas eleitorais da capital pernambucana e cidades dizinhas, como Olinda e Jabotão, amanheceram forradas por panfletos. Na tentativa de chamar a atenção e conquistar votos de última hora, o material de campanha é jogado em pontos de grande movimentação do eleitorado. 

Os papéis jogados nas vias públicas, além de acumular lixo, podem provocar acidentes e entupir as bocas de lobo. Nas últimas eleições municipais uma idosa faleceu após escorregar em santinhos jogados em frente à uma escola estadual em Bauru, interior de São Paulo. Luciana Lucas, de 64 anos, sofreu fraturas no quadril e fêmur.

No dia das eleições é proibida a arregimentação de eleitor ou a propaganda de boca-de-urna. Isso inclui a distribuição de santinhos e a divulgação de qualquer  espécie de propaganda exceto pela manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor revelada apenas pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Em Olinda, a equipe do JC flagrou muita gente fazendo fazendo santinho em saídas de terminais integrados e próximo a locais de votação de grande movimento..

TEMPO REAL

>> Acompanhe as eleições minuto a minuto com o SJCC

A distribuição do material gráfico só é permitida até as 22h da véspera da eleição e não depende da obtenção de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral. 

O cidadão que flagrar algum crime pode procura os juízes eleitorais membros do Ministério Público, Polícia e até mesmo algum servidor da justiça eleitoral.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também criou um canal para recebimento de denúncias que afetem a normalidade das eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criou alguns aplicativos que ajudam o acompanhamento em tempo real das eleições, os quais podem ser baixados pelos eleitores em geral. 

Últimas notícias