ELEIÇÕES 2016

Campanha de Geraldo Julio inflada com comissionados "voluntários"

Comissionados da Prefeitura do Recife fazem turno extra para ajudar a eleger prefeito-candidato. Alguns se dizem pressionados a participar das atividades

Marcela Balbino
Cadastrado por
Marcela Balbino
Publicado em 25/09/2016 às 8:38
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Leitura:

Funcionários comissionados da Prefeitura do Recife têm sido “convidados” a fazerem jornada extra na campanha do prefeito Geraldo Julio (PSB), candidato à reeleição. Após o expediente, profissionais de diversas secretarias vão panfletar ou fazer porta a porta para o socialista. A dez dias da eleição, a cobrança pela presença nos atos tem sido mais frequente. Alguns profissionais, sob anonimato por medo de represálias, se dizem pressionados a participarem das ações temendo exonerações.

O convite, dizem, parte de funcionários com cargos de chefia. Trinta e nove grupos de WhatsApp foram criados para divulgar e mobilizar para as agendas de campanha, chamadas de “ações”, que incluem também as caminhadas pelas comunidades.

Há um rodízio nas agendas das secretarias. Mas pelo cronograma os comissionados e terceirizados participam, no mínimo, duas vezes por semana das atividades. O sábado também está incluído. Nas agendas sempre são tiradas fotos e marcadas as hashds_matia_palvr #Geraldo40 ou #G40 como forma de registrar o empenho. Uma das convocadas explicou que não há ameaça direta, mas existe um medo velado de sofrer punição. “Fomos todos gentilmente convidados a suar a camisa. Para um bom entendedor é suficiente. Em tempo de crise, quem é que doido de arriscar”, contou ela, agitando uma bandeira com o nome e o número de Geraldo. A expressão não era das mais empolgadas. “Olhe minha cara e veja como estou voluntariamente aqui”, comentou com um misto de ironia e desânimo. 

Ônibus com a “militância” saem diariamente do comitê de Geraldo, no Parnamirim, para as 13 Zonas Eleitorais do Recife. São 14 veículos alugados ao todo. Outro ponto é na pracinha em frente ao Shopping Tacaruna, às segundas e quintas.

Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio durante caminhada com a militância do partido - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio durante caminhada com a militância do partido - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo durante pedalada no dia 7 de setembro com militância e secretários municipais e estaduais - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação
Geraldo Julio ao lado do vice Luciano Siqueira no Morro da Conceição - Foto: Andréa Rêgo Barros/Divulgação

Com camisa amarela, no térreo do prédio da Prefeitura, uma funcionária da Secretaria de Assistência Social esperava carona para ingressar na tripla jornada. “A panfletagem dura umas duas horas, mas o cansativo mesmo são as caminhadas, que são em média três horas”, contou, pedindo reserva. 

Dados de julho de 2015 apontam que, dos 30 mil servidores que trabalham na prefeitura, 4.627 têm contratos temporários ou exercem cargos de comissão com livre nomeação no município. O número representa 15,27% do total de funcionários. Esse tipo de cargo costuma ser usado para acomodação de indicados políticos. “Funcionários de carreira só vão os que têm cargo comissionado”, disse um convocado da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo. “As pessoas ficam gritando no sinal ‘Voluntariado 40’, enquanto acontece a panfletagem, mas é estratégia para dizer que a prefeitura está toda voluntária”, desabafou, meio constrangido. 

Em nota, a assessoria do candidato Geraldo Julio informou que realizou, no primeiro dia de campanha, um ato de convocação de voluntários para participar da campanha. No evento, duas mil pessoas, se apresentaram voluntariamente. Questões sobre recrutamento nas secretarias ou possíveis exonerações não foram respondidas, apesar de terem sido feitas. 

LEIA ÍNTEGRA DA NOTA

A Frente Popular do Recife realizou, no primeiro dia de campanha, um ato de convocação de voluntários para participar da campanha. No evento, ocorrido no Sport Club do Recife, duas mil pessoas, de diversas partes do Recife, que acreditam no projeto da Frente Popular, se apresentaram voluntariamente. A Frente Popular tem tradição de ter uma militância aguerrida e em diversos setores da sociedade. Aos voluntários, que têm sido muito importantes na campanha, não foi questionado onde, nem com o que trabalham.

Últimas notícias