Eleições 2016

Pesquisa IPMN/JC: No Recife, Geraldo Julio (PSB) mantém vantagem sobre João Paulo (PT)

Prefeito tem 33% das intenções de voto contra 25% de João Paulo (PT). Se cenário se mantiver, os dois disputarão o segundo turno

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 24/09/2016 às 12:00
Fotomontagem: NE10
Prefeito tem 33% das intenções de voto contra 25% de João Paulo (PT). Se cenário se mantiver, os dois disputarão o segundo turno - FOTO: Fotomontagem: NE10
Leitura:

A disputa para prefeito do Recife está indefinida a uma semana do dia da eleição de acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN), em parceria com o Jornal do Commercio e o portal Leia Já. A exemplo da pesquisa publicada no último fim de semana, o prefeito e candidato à reeleição Geraldo Julio (PSB) segue na liderança, mas ainda não se pode cravar que ele venceria o pleito no primeiro turno. Geraldo tem 33% contra 25% de João Paulo (PT). No levantamento anterior, divulgado no último fim de semana, o socialista tinha 34,2% das intenções de voto contra 24,8% do petista.

>> ESPECIAL: A história das eleições no Recife

“A pesquisa revela um quadro de estabilidade geral. A estabilidade de João Paulo, a não ascensão de Priscila Krause (DEM) e a ascensão de Daniel Coelho (PSDB) dentro da margem de erro podem permitir a vitória de Geraldo no primeiro turno, mas isso ainda não está claro”, avalia Adriano Oliveira, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da pesquisa.

>> ANÁLISES: Coluna Pinga-Fogo [GIOVANII SANDES]

Pelos números da pesquisa IPMN/JC, o terceiro colocado é Daniel Coelho, com 12%. No levantamento anterior, ele tinha 10,4%. Em seguida, aparece Priscila Krause (DEM), com 3%. No levantamento passado, a democrata contava com 4,5%. Edilson Silva (PSOL) tem 2% e Carlos Augusto Costa (PV) possui 1% das intenções de voto. Pantaleão (PCO) e Simone Fontana (PSTU) não pontuaram. Os eleitores dispostos a votarem em branco e nulo somam 21%. Já 4% não souberam ou não quiseram responder. A margem de erro é de 3,5% pontos percentuais para mais ou para menos.

>> MAIS NÚMEROS: Blog de Jamildo

A superioridade de Geraldo diante dos rivais é atestada quando se levam em conta os válidos, gerados a partir dos valores de intenção de voto de cada candidato na pergunta estimulada e descontados os votos brancos, nulos e indecisos. O prefeito tem 43% dos votos válidos e João Paulo conta com 33%. Daniel Coelho vem bem atrás com 16% e depois aparecem Priscila Krause (4%) e Edilson Silva (2%). Carlos Augusto Costa, Pantaleão e Simone Fontana têm 1% cada.

Geraldo também está na ponta na pesquisa espontânea, na qual os nomes dos postulantes não são citados pelos entrevistadores. O prefeito tem 32% frente a 24% de João Paulo. Com 11%, Daniel Coelho se mantém distanter de Priscila Krause (2%), mas continua sem chegar perto do socialista e do petista. Edilson Silva e Carlos Augusto têm 1% cada. Nove por cento não souberam ou não responderam e para 21% dos entrevistados nenhum dos candidatos mereceria voto.

A primeira pesquisa IPMN/JC foi divulgada no dia 29 de agosto. Na ocasião, João Paulo e Geraldo apareceram tecnicamente empatados, mas numericamente o petista levava a melhor sobre o socialista por ter 27,7% das intenções de voto contra 25,3% do prefeito.

DADOS

Essa terceira rodada de pesquisa IPMN/JC foi realizada nos dias 21 e 22 de setembro e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o número PE-06424/2016. No total, houve 816 entrevistas com moradores do Recife maiores de 16 anos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Ainda não escolheu candidato? Ouça abaixo sabatinas com candidatos a prefeito do Recife na Rádio Jornal para ajudar na sua decisão:

Geraldo Julio (PSB)

João Paulo (PT)

Daniel Coelho (PSDB)

Priscila Krause (DEM)

Edilson Silva (Psol)

Carlos Augusto Costa (PV)

Simone Fontena (PSTU)

Pantaleão (PCO)

Últimas notícias