Eleições 2016

Pesquisa IPMN/JC: A uma semana das eleições, Geraldo Julio (PSB) tem gestão aprovada no Recife

Prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio agrada a maior parte dos recifenses entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 24/09/2016 às 12:02
Andréa Rêgo Barros/JC Imagem
Prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Julio agrada a maior parte dos recifenses entrevistados pelo Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau - FOTO: Andréa Rêgo Barros/JC Imagem
Leitura:

Até o dia da eleição para prefeito - no próximo domingo, 2 de outubro -, o Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau (IPMN) fará outras pesquisas em parceria com o Jornal do Commercio, mas de acordo com o levantamento deste fim de semana, o prefeito e candidato à reeleição tem o que comemorar.

>> ESPECIAL: A história das eleições no Recife

A uma semana dos eleitores irem depositar seu voto nas urnas, o socialista tem a gestão aprovada por 53% dos entrevistados pelo IPMN.  O total de pessoas que desaprovam a administração municipal é de 41%. Já 7% não souberam responder ou não responderam.

O cientista político Adriano Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e coordenador da pesquisa IPMN/JC, chama a atenção para a estabilidade do percentual de aprovação. Os números estão estáveis em relação ao levantamento divulgado no último fim de semana. Na ocasião, 56,2% dos entrevistados aprovavam a gestão Geraldo Julio e 39,5% desaprovavam. O total de eleitores que não souberam responder ou não responderam foi de 4,3%. “Prefeitos com a gestão aprovada tendem a ser reeleitos”, lembra Adriano.

ABAIXO, 3º LEVANTAMENTO IPMN/JC PARA O RECIFE

O levantamento quis saber como os eleitores avaliam a gestão Geraldo Julio. Apenas 6% classificam a administração socialista como ótima. Para 27%, o governo é bom e 37% indicam a atual prefeitura como regular. Treze por cento veem a administraçãocomo ruim e 14% como péssima. Dos entrevistados, 2% não responderam ou não souberam responder.

>> ANÁLISES: Coluna Pinga-Fogo [GIOVANNI SANDES]

Assim como na pesquisa anterior, de 18 de setembro, 84% dos entrevistados acreditam que o Brasil passa por uma crise econômica e 16% pensam que não. Usada por Geraldo como justificativa nos guias eleitorais, discursos e porta a porta, a crise foi assimilada como um grande obstáculo ao governo socialista. Para 72% dos eleitores ouvidos pelos pesquisadores do IPMN, o momento econômico turbulento do País atrapalhou negativamente o prefeito. Já 24% dizem que ele não é desculpa e 4% não souberam ou não responderam.

CONFIANÇA

Geraldo ainda aparece liderando a pergunta “em qual desses políticos você mais confia?”. O questionamento foi feito de forma estimulada,  isto é, apresentando  a foto dos candidatos. A confiança de 30% dos eleitores foi despositada no prefeito. João Paulo (24%) é o segundo postulante mais confiável. Em seguida aparecem Daniel Coelho (11%), Priscila Krause (2%), Edilson Silva (1%) e Carlos Augusto Costa (1%). Para 29% das pessoas ouvidas, nenhum dos candidatos é confiável e 2% não responderam ou não souberam responder.

Ainda não escolheu candidato? Ouça abaixo sabatinas com candidatos a prefeito do Recife na Rádio Jornal para ajudar na sua decisão:

Geraldo Julio (PSB)

João Paulo (PT)

Daniel Coelho (PSDB)

Priscila Krause (DEM)

Edilson Silva (Psol)

Carlos Augusto Costa (PV)

Simone Fontena (PSTU)

Pantaleão (PCO)

Últimas notícias