impeachment

Impeachment: Armando Monteiro e Humberto Costa farão perguntas a Dilma no Senado

Presidente afastada fará defesa contra impeachment no Senado nesta segunda-feira

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 29/08/2016 às 7:00
Foto: reprodução do Facebook/Dilma Rousseff
Presidente afastada fará defesa contra impeachment no Senado nesta segunda-feira - FOTO: Foto: reprodução do Facebook/Dilma Rousseff
Leitura:

Os dois senadores pernambucanos contrários ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), Armando Monteiro Neto (PTB) e Humberto Costa (PT), devem fazer perguntas a petista durante a apresentação da sua defesa na manhã desta segunda-feira (29), no plenário do Senado Federal.

Favorável ao impeachment, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que foi ministro da Integração Nacional no primeiro governo Dilma não aparece na lista de oradores. O socialista emplacou o herdeiro Fernando Filho (PSB) como ministro de Minas e Energia na gestão do presidente interino Michel Temer (PMDB).

Ao todo, 47 senadores se inscreveram para fazerem questionamentos de até cinco minutos à Dilma antes da decisão final sobre a perda do mandato da petista. A primeira será a anti-impeachment Kátia Abreu (PMDB-TO) e o último o pró-impeachment Dalirio Beber (PSDB-SC). Armando será o 19º a se manifestar. E Humberto, o 32º.

A lista inclui ainda nomes como o ex-presidenciável Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-cara pintada Lindbergh Farias (PT-RJ) e o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT-DF). Ex-presidente que sofreu um impeachment em 1992, Fernando Collor (PTB-AL) não se inscreveu para falar.

Antes dos questionamentos, Dilma Rousseff terá 30 minutos para apresentar sua defesa, que podem ser prorrogados por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandoski, que preside a sessão. Depois dos senadores, os advogados de acusação e defesa também poderão questionar a presidente afastada.

Dilma deve começar a ler sua defesa às 9h desta segunda. Ela convidou o ex-presidente Lula (PT) e artistas contrários ao impeachment como Chico Buarque e Letícia Sabatella para acompanhar o discurso no Senado.

Últimas notícias