Eleições 2016

Procurador eleitoral pede condenação de seis pré-candidatos a prefeito

O motivo é a realização de propaganda antecipada. Só nesta terça (16/08) está liberada a campanha

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/08/2016 às 21:38
Leitura:

A Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco (PRE-PE) pediu a condenação de seis pré-candidatos a prefeito de municípios do interior de Pernambuco em razão de propaganda eleitoral antecipada. Os casos ocorreram nos municípios de Belo Jardim, Camocim de São Félix, Carpina, Paudalho, Primavera e Tracunhaém, informa a PRE-PE.

Em Primavera, a PRE-PE pede ao Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) a condenação do pré-candidato Eudo Magalhães Júnior (PR), após sua absolvição pelo juiz eleitoral. “Nos demais municípios, Berlarmino Vasquez (PR), Francisco Hélio Santos (PTB), Joaquim Pinto Lapa Filho (PTB), Marcello Gouveia (PSD) e Uilson de Moura França (PTB) já foram condenados em primeira instância e a PRE-PE entende que a sentença deve ser mantida”, informa.

De acordo coma procuradoria, “a propaganda eleitoral só pode ser veiculada a partir desta terça (16/08). Embora a minirreforma eleitoral, implementada pela Lei nº 13.165, de 29/09/2015, tenha flexibilizado a propaganda eleitoral antecipada – permitindo a divulgação de atos de pré-campanha que não contenham pedido explícito de votos –, a PRE-PE alerta para condutas irregulares. “Toda a legislação eleitoral deve ser interpretada de modo a assegurar a legitimidade das eleições e a isonomia dos candidatos, coibindo o abuso do poder econômico e político”, declarou o procurador regional eleitoral em Pernambuco, Antônio Carlos Barreto Campello.


Últimas notícias