Entrevista

Dilma Rousseff minimiza declarações de Lula sobre promessas de campanha

Em entrevista exclusiva, presidente afastada afirmou que apenas corrigiu irregularidades existentes nos pagamentos às pensões

Edson Mota
Cadastrado por
Edson Mota
Publicado em 22/07/2016 às 9:10
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Em entrevista exclusiva, presidente afastada afirmou que apenas corrigiu irregularidades existentes nos pagamentos às pensões - FOTO: Foto: José Cruz/Agência Brasil
Leitura:

Em entrevista exclusiva à Rádio Jornal, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) preferiu colocar panos quentes nas declarações do ex-presidente Lula, de que o erro da petista foi quando quebrou a promessa de não mexer no bolso do trabalhador. "Eu entendo as posições dele, até pelas suas ligações com os movimentos sindicais. Mas eu acredito que não mexi no bolso do trabalhador. O que nós fizemos foi corrigir as irregularidades nas pensões e nos seguros-desemprego", assegurou.

Dilma justificou suas ações ao afirmar que os benefícios estavam sendo concedidos a pessoas que não necessitavam do uso. "O seguro-defeso (que garante uma renda a pescadores durante o período da piracema) era pago a pessoas que sequer moravam perto de rios e lagos. Eu não acabei com os seguros. Fizemos correções", asseverou.

A presidente afastada disse ainda que todas as medidas foram resguardadas pelo Congresso Nacional. "Elas precisam ser aprovadas lá. Não foram simplesmente enviadas pelo governo. As medidas foram tomadas porque era importante que o País passasse por uma revisão de programas", frisou.

Há dez dias, o ex-presidente Lula disse que "ninguém tinha se conformou com a Dilma ter dito durante a campanha que não ia mexer no bolso do trabalhador e depois ela ter colocado em pratica um programa que era do adversário. Ela já tinha feito reuniões com os sindicatos, mas foi anunciado um pacote que jogou os sindicalistas contra ela".

Ano passado, a presidente afastada sancionou uma lei que tornou mais rígido o acesso ao seguro-desemprego. Para o trabalhador conseguir o benefício, é preciso ter trabalhado por 12 meses nos últimos dois anos. Antes, o período mínimo era de seis meses. No seguro-defeso, pago por cinco meses como compensação pela proibição da pesca no período de reprodução dos peixes, houve uma suspensão do benefício em 2015 para um recadastramento.

Últimas notícias