Cautela

PSDB ganha tempo e adia pedido de impeachment contra Dilma

Presidente do partido, Aécio Neves afirma que os "fatos novos" levantados pela CPI da Petrobras serão incluídos no parecer jurídico

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 06/05/2015 às 17:24
Foto: LINCON ZARBIETTI / AFP
Presidente do partido, Aécio Neves afirma que os "fatos novos" levantados pela CPI da Petrobras serão incluídos no parecer jurídico - FOTO: Foto: LINCON ZARBIETTI / AFP
Leitura:

Com a divisão no PSDB sobre o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) adiou para o final de maio a decisão sobre o pedido de investigações contra a presidente. Não há consenso dentro do PSDB, nem em outros partidos da oposição, sobre a apresentação do pedido de impeachment neste momento.

Aécio adiou para a semana do dia 20 de maio a reunião com presidentes e líderes de partidos da oposição, marcada para esta quarta (6), em que o grupo prometeu tomar uma decisão formal sobre sobre o impeachment.

Oficialmente, Aécio afirmou em nota que os novos documentos e informações levantados pela CPI da Petrobras da Câmara provocaram o adiamento da reunião -assim como o fato de o ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa ter apresentado sua defesa no Tribunal de Contas da União sobre a compra da refinaria de Pasadena, no Texas.

Aécio disse que, na semana que vem, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), vai se reunir com o jurista Miguel Reale Júnior para discutir o parecer jurídico que está sendo elaborado pelo ex-ministro da Justiça para dar base ao pedido de impeachment.

O senador afirma que os "fatos novos" levantados pela CPI da Petrobras serão incluídos no parecer jurídico. Só depois do encontro de Sampaio com Reale Júnior é que o PSDB diz que vai realizar a reunião com a oposição.

"Em razão disso, a reunião dos líderes e presidentes de partidos de oposição, prevista para esta quarta, foi adiada para a semana seguinte à da reunião do líder do PSDB com o professor Reale, para que o jurista tenha tempo para analisar os novos dados", diz Aécio na nota.

Nos bastidores, porém, o PSDB recuou e deve propor ação penal contra Dilma Rousseff pelas pedaladas fiscais antes de enviar ao Congresso o pedido de impeachment. A informação foi revelada nesta quarta (6) pela Folha de S.Paulo. A ideia do partido é representar contra Dilma na Procuradoria-Geral da República na semana que vem.

Amparados pelo parecer do jurista, os tucanos entendem que a eventual condenação da presidente por crime de responsabilidade abre caminho para impeachment, mesmo por atos praticados no primeiro mandato.

Na semana passada, Aécio recebeu presidentes de partidos da oposição e deputados tucanos que pressionam o PSDB para pedir o impeachment de Dilma à Câmara. O presidente do partido conseguiu adiar a decisão por uma semana, transferindo para esta quarta a reunião com os presidentes das siglas oposicionistas.

O novo recuo do tucano foi motivado pela divisão dentro do PSDB relacionada ao pedido de investigações contra Dilma. Senadores do partido afirmam não ser o momento de pedir impeachment contra a presidente por não haver elementos legais que fundamentem o seu afastamento do cargo.

A bancada da Câmara dos Deputados, por outro lado, insiste na tese do impeachment e ameaça ingressar isoladamente com o pedido se não tiver apoio do PSDB.

Últimas notícias