México

Alagoana relata medo durante terremoto no México

Mayra Luana, de 20 anos, mora há dois meses na cidade de Puebla de Zaragoza, uma das mais afetadas pelo terremoto desta terça-feira no país

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 19/09/2017 às 22:46
RONALDO SCHEMIDT / AFP
FOTO: RONALDO SCHEMIDT / AFP
Leitura:

Medo e insegurança. Esses foram os sentimentos da alagoana Mayra Luana, de 20 anos, durante o terremoto de 7,1 graus que atingiu o México nesta terça-feira (19). Há quase dois meses morando na cidade de Puebla de Zaragoza, uma das mais afetadas pelo tremor, a estudante de odontologia contou sobre o desespero no momento em que ocorreu o fenômeno que matou centenas de pessoas no país.

"Eu estava na sala de aula quando notei as bancas se movimentarem. Nós ficamos assustados, então a professora pediu para que todos os saíssem da sala. Tinha uma brasileira ao meu lado, então falei para ela pegar todas as coisas e sair correndo. Em casos assim, existe a recomendação para que todos corram para o meio da rua. Quando cheguei lá, já tinha muita gente do lado de fora. A gente ficou desesperada, olhando de um lado para o outro", afirmou a brasileira.

Luana já estava no México quando um outro terremoto atingiu o país em agosto. No entanto, ela contou que sentiu o fenômeno desta terça-feira com mais força. "A gente passou por um terremoto terrível, em agosto, que não foi tão forte como esse. Em magnitude sim, mas esse nós sentimos com mais força o tremor. O que eu senti foi uma sensação indescritível, horrível. Treme tudo. Você acha que tudo vai cair na sua cabeça. O México estava se preparando para fazer uma simulação, ensinando todas as pessoas a correrem e evacuarem dos lugares quando tivesse um terremoto. Mas não teve simulação, teve outro terremoto. ", contou.

Possibilidade de novos tremores no México

Mesmo com a passagem do tremor, a insegurança segue no México. O governo emitiu alertas com a possibilidade novos tremores. "Eles já colocaram um alerta de que outros tremores podem acontecer, mas é meio imprevisível. Não é algo que começa e vai piorando. É algo que já acontece na hora. A gente vive a todo instante com medo. Eles avisaram agora que vamos passar a noite sem energia, então pediram pra deixar as chaves perto da porta e deixar os documentos a um lugar de fácil acesso pra conseguir fugir rapidamente caso um outro tremor ocorra. Eu já deixei separada uma bolsa com minha documentação, passaporte, dinheiro, remédios e água. Pronta pra correr, porque pode acontecer a qualquer momento", afirmou Luana. "É uma coisa imprevisível. Estou com muito medo, acho que devo voltar logo no Brasil, espero que as coisas se normalizem logo. Minha família está muito amedrontada, meu pai liga a toda hora e quer que eu volte".

Além da possibilidade de novos terremotos, outra coisa que assustou a brasileira é a violência, mesmo num momento de ampla apreensão. "Com tudo isso acontecendo, tem gente fazendo assaltos quando alguém sai de casa, se aproveitando dessas coisas para roubar. Eu tô com muito medo, mas nem de casa a gente pode sair pra poder ajudar outras pessoas que estão desabrigadas ou precisando de algum tipo de apoio. Está muito perigoso na rua, uma sensação horrível".

RONALDO SCHEMIDT / AFP
Homem é resgatado após terremoto atingir a Cidade do México - RONALDO SCHEMIDT / AFP
RONALDO SCHEMIDT / AFP
Várias casas e edifícios da capital mexicana ficaram danificados com o terremoto - RONALDO SCHEMIDT / AFP
RONALDO SCHEMIDT / AFP
Terremoto atingiu os 7,1 graus na escala richter - RONALDO SCHEMIDT / AFP
ALFREDO ESTRELLA / AFP
Terremoto atingiu o México no aniversário de 32 anos do maior abalo sísmico que atingiu o País - ALFREDO ESTRELLA / AFP
ALFREDO ESTRELLA / AFP
Mulher é resgatada após terremoto atingir a Cidade do México - ALFREDO ESTRELLA / AFP
YURI CORTEZ / AFP
Foto registra alguns dos danos causados pelo terremoto - YURI CORTEZ / AFP

 

Últimas notícias