França

Começa julgamento de suposta célula jihadista na França

Grupo jihadista atacou um mercado francês em 2012 e planejava ataques contra militares e viagens à Síria

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 20/04/2017 às 8:39
Foto: AFP
Grupo jihadista atacou um mercado francês em 2012 e planejava ataques contra militares e viagens à Síria - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O julgamento de 20 pessoas suspeitas de pertencer a um grupo jihadista que atacou um mercado kosher em 2012 e que planejava ataques contra militares e viagens à Síria começou nesta quinta-feira em Paris.

A França permanece em estado de emergência a poucos dias do primeiro turno da eleição presidencial e nesta semana as autoridades anunciaram ter evitado um atentado.

Três anos antes dos atentados de Paris em 2015, os serviços de segurança consideravam esta célula integrada por jovens de Torcy (localidade da região da Paris) e de Cannes (sudeste) como a mais perigosa desbaratada na França desde os ataques em 1995 do Grupo Islâmico Armado (GIA) argelino.

Os acusados, com idades entre 23 e 33 anos, comparecem a um tribunal especial que julga os crimes terroristas. Dez estão em detenção provisória, sete sob controle judicial e três são alvos de ordem de detenção (um está foragido e as autoridades acreditam que os outros dois estão na Síria). 

O julgamento deve prosseguir até 7 de julho. Muitos acusados podem ser condenados a 30 anos de prisão e até à prisão perpétua.

O grupo é acusado de ter atacado um mercado kosher em Sarcelles, na região de Paris, em 19 de janeiro de 2012. A granada jogada no local deixou um cliente ferido.

 

Últimas notícias