Iraque

Exército iraquiano diz controlar rota estratégica a oeste de Mossul

Autoridades iraquianas lançaram em 19 de fevereiro uma grande operação para retomar a zona oeste de Mossul, tomada pelo Estado Islâmico

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 01/03/2017 às 20:21
AHMAD AL-RUBAYE / AFP
Autoridades iraquianas lançaram em 19 de fevereiro uma grande operação para retomar a zona oeste de Mossul, tomada pelo Estado Islâmico - FOTO: AHMAD AL-RUBAYE / AFP
Leitura:

As forças iraquianas anunciaram nesta quarta-feira que assumiram o controle da estrada que liga o oeste de Mossul a Tal Afar, dois territórios tomados pelo grupo Estado Islâmico (EI), isolando um pouco mais os extremistas em sua maior fortaleza.

"A estrada está na linha de tiro", declarou o tenente Qassem al-Maliki, comandante da 9ª Divisão. 

Ele disse que os soldados ainda não chegaram na estrada, mas já podem visar alvos, e assim ter a estrada sob o seu controle.

As autoridades iraquianas lançaram em 19 de fevereiro uma grande operação para retomar a zona oeste de Mossul depois da reconquista, em 24 de janeiro, dos distritos da zona leste da segunda maior cidade do país.

Dompinio da estrada impediria abastecimento em território do Estado Islâmico

Há vários dias, a 9ª Divisão, apoiada por uma equipe de soldados americanos, avança no deserto, com o objetivo de assumir o controle da estrada.

Cortar a estrada para Tal Afar impediria os jihadistas ainda na zona oeste de Mossul de se reabastecer ou fugir gradualmente à medida que as forças iraquianas avançam em sua ofensiva.

O EI tomou Mossul em junho de 2014, durante uma ofensiva relâmpago que lhe permitiu controlar vastos territórios na Síria e no Iraque. O grupo jihadista, desde então, perdeu grande parte dessas áreas.

Últimas notícias