ROMA

Papa Francisco se torna o primeiro a visitar uma igreja anglicana

Anglicanos se separaram do catolicismo em 1534, quando o rei da Inglaterra Henrique VIII teve negada a anulação de um casamento

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 26/02/2017 às 14:25
Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP
Anglicanos se separaram do catolicismo em 1534, quando o rei da Inglaterra Henrique VIII teve negada a anulação de um casamento - FOTO: Foto: FILIPPO MONTEFORTE / AFP
Leitura:

O papa Francisco se tornou o primeiro pontífice a visitar uma igreja anglicana em Roma. O papa e um bispo anglicano oraram lado a lado na tarde deste domingo (26) na Igreja de Todos os Santos no centro de Roma. 

O bispo Robert Innes deu boas vindas a Francisco ao elogiar o líder da Igreja Católica por sua solidariedade com refugiados e imigrantes. 

Anglicanos se separaram do catolicismo em 1534, quando o rei da Inglaterra Henrique VIII teve negada a anulação de um casamento. Ambas as igrejas estão se aproximando apesar de obstáculos. 

HOSTILIDADE

Francisco em sua homilia reconheceu que anglicanos e católicos "viam uns aos outros com suspeita e hostilidade" em séculos passados. Ele encorajou pessoas de ambas as crenças a serem "mais libertas de seus respectivos preconceitos do passado". 

O papa não fez referência a grandes divergências teológicas, incluindo as práticas anglicanas de ordenar mulheres e permitir bispos abertamente homossexuais. 

Últimas notícias