Mundo

Satélite japonês observa onda gigantesca em Vênus

De acordo com os cientistas, é difícil explicar as razões do aparecimento do fenômeno em Vênus

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 16/01/2017 às 21:52
Foto: Divulgação/Planet C
De acordo com os cientistas, é difícil explicar as razões do aparecimento do fenômeno em Vênus - FOTO: Foto: Divulgação/Planet C
Leitura:

Um satélite meteorológico da agência espacial japonesa (JAXA) observou durante cinco dias um fenômeno curioso na atmosfera de Vênus, ocorrido em janeiro de 2016. Uma onda no formato de um arco, que se estendia por uma distância de dez mil quilômetros e que estava aparentemente imóvel, foi vista no planeta. O estudo sobre o fenômeno foi publicado no dia 16 de janeiro de 2017, através da revista científica Nature Geoscience. O estudo está disponível aqui, em inglês.

De acordo com os cientistas, é difícil explicar as razões do aparecimento do fenômeno observado pelo satélite Akatsuki. O fato dela ser imóvel é incompatível com alguns conhecimentos que já existiam sobre o planeta, como a espessa atmosfera superior de Vênus, onde as nuvens se movem a 100 metros por segundo, algo que é mais rápido até mesmo do que a rotação do próprio planeta. Os cientistas mostraram que a estrutura foi encontrada fixada em uma região montanhosa de vênus, onde os ventos podem ser ainda mais fortes.

No artigo, os pesquisadores afirmaram que a onda se fixou no planeta durante cinco dias, praticamente mantendo sua forma. No entanto, não há dados após o dia 12 de dezembro, quando as observações na região precisaram ser suspensas por conta de operações relacionadas à órbita do planeta e as comunicações com o satélite. "Só no dia 15 de janeiro de 2016 é que conseguimos retomar nossas operações, mas a estrutura em forma de arco havia sumido", afirmaram os cientistas em seu artigo.

Ainda segundo o artigo, um fenômeno semelhante pode ser visto em abril e maio de 2016, mas as dimensões da estrutura foram bem menores que a observada em janeiro.

Últimas notícias