CINEASTA

Polônia vai reabrir processo de extradição de Roman Polanski

A Polônia vai reabrir o processo de extradição aos EUA do cineasta acusado de ter estuprado uma menor de idade em 1977

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 31/05/2016 às 6:51
Foto: Stanislaw Rozpedzik / PAP / AFP
A Polônia vai reabrir o processo de extradição aos EUA do cineasta acusado de ter estuprado uma menor de idade em 1977 - FOTO: Foto: Stanislaw Rozpedzik / PAP / AFP
Leitura:

A Polônia vai reabrir o processo de extradição aos Estados Unidos do cineasta franco-polonês Roman Polanski, acusado de ter estuprado uma menor de idade em 1977, anunciou nesta terça-feira (31) o ministro da Justiça, o conservador Zbigniew Ziobro.

O ministro informou que apresentará um recurso ao Tribunal Supremo para impugnar "uma decisão do tribunal de Cracóvia de não extraditar aos Estados Unidos Polanski, acusado de um crime cruel contra uma menor, o estupro de uma menor".

A declaração foi feita durante uma entrevista a uma rádio pública.

"Para nós, isto não é uma surpresa", disse à AFP Jerzy Stachowicz, um dos advogados do diretor de filmes como "Chinatown" e "O Pianista".

"Nós já esperávamos. O senhor Ziobro já havia declarado há algum tempo que faria isto. No momento não podemos fazer comentários, pois não sabemos se já fez ou se ainda vai fazer", completou o advogado.

O tribunal de Cracóvia rejeitou no dia 30 de outubro a extradição de Roman Polanski e a promotoria da cidade decidiu não apelar contra a decisão.

Últimas notícias