Adeus

Vencedor do Nobel retratado em "Uma Mente Brilhante" morre em acidente de trânsito

Matemático morreu no sábado ao lado da esposa

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 24/05/2015 às 11:50
Foto: Aaron Tam / AFP
Matemático morreu no sábado ao lado da esposa - FOTO: Foto: Aaron Tam / AFP
Leitura:

O matemático americano John Nash, de 86 anos, famoso por seu trabalho sobre a teoria dos jogos e prêmio Nobel de Economia em 1994, morreu no sábado ao lado da esposa em um acidente de trânsito na costa leste dos Estados Unidos, anunciou a polícia.

Nash e a mulher, Alicia Nash, retratados no filme "Uma Mente Brilhante" (2002), foram lançados para fora de um táxi depois que o motorista perdeu o controle do carro quando estava em uma pista de Nova Jersey, segundo a polícia.

"Os passageiros do táxi foram lançados para fora e morreram no sábado", afirmou à AFP o sargento Gregory Williams.

De acordo com o policial, o motorista "perdeu o controle" do veículo e bateu em uma barreira de segurança na margem da estrada.

John Nash e outro matemático, Louis Nirenberg, descritos como "dois gigantes do século XX" da disciplina, receberam em 25 de março o prêmio Abel de Matemáticas.

Os dois foram recompensados "por suas contribuições fundamentais e absolutamente notáveis à teoria das equações em derivadas parciais não lineares, assim como suas aplicações à análise geométrica", segundo a Academia Norueguesa de Ciências e Letras.

John Nash fez carreira na Universidade de Princeton  e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), onde conheceu a esposa, a física Alicia Esther Lopez-Harrison de Lardé (que simplificou o nome para Alicia Nash), que teve um papel decisivo em sua vida.

Em "Uma Mente Brilhante", dirigido por Ron Howard, seu personagem é interpretado por Russell Crowe. O filme descreve, ao mesmo tempo, o gênio matemático e sua esquizofrenia, que o levou a imaginar a existência de um agente federal americano.

Este agente teria proposto a Nash ajudar, em sigilo, o governo dos Estados Unidos a decifrar mensagens de espiões russos na imprensa.

Depois de uma hospitalização e da ajuda da mulher, Nash conseguiu controlar o problema e dar continuidade a sua carreira.

O filme "Uma Mente Brilhante" recebeu quatro estatuetas do Oscar: melhor filme, diretor, atriz coadjuvante (Jennifer Connely pelo papel de Alicia Nash) e roteiro adaptado. O longa-metragem recebeu outras quatro indicações, incluindo melhor ator para Russell Crowe.

Últimas notícias