Brasil

Levantamento mostra PE como líder em mortes por motivação política

Belém de São Francisco ocupa primeira posição do ranking com 39 mortes

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 15/03/2018 às 13:11
Foto: Reprodução/Facebook
Belém de São Francisco ocupa primeira posição do ranking com 39 mortes - FOTO: Foto: Reprodução/Facebook
Leitura:

Marielle Franco, de 38 anos, vereadora filiada ao PSOL, foi morta a tiros na noite desta quarta-feira (14) dentro do carro em que seguia para casa. O ataque à Marielle ocorreu na Rua Joaquim Palhares, no centro do Rio de Janeiro. Ela voltava de um evento na Lapa, na mesma região, quando foi atingida. O homem que dirigia o carro que levava a vereadora também morreu baleado. Ainda que a violência no Rio de Janeiro seja gritante, todo o Brasil é invadido pelo mesmo sentimento. No ranking de mortes por motivação política, realizado pelo Estadão em 2013, é constatado que 56% das vítimas eram do Nordeste.

Marielle ficou conhecida como militante do movimento negro e de direitos humanos, com denúncias recentes de violência policial contra moradores de favelas no Rio. Até à 1h desta quinta-feira, a polícia não tinha esclarecido as circunstâncias do crime. Houve ao menos nove disparos e os criminosos conseguiram fugir, sem levar nada - além de duas vidas.

Um dia antes de ser assassinada, através do Twitter, Marielle contestou a ação da Polícia Militar no Rio de Janeiro. "Mais um homicídio de um jovem que pode estar entrando para a conta da PM. Matheus Melo estava saindo da igreja. Quantos mais vão precisar morrer para que essa guerra acabe?"

Uma cálculo sem previsão de ter fim

A tragédia reacende as dores e os debates a respeito das vítimas fatais com motivação política no Brasil. O Nordeste é a região que ocupa este ranking com 639 homicídios. Quanto às cidades, a infeliz liderança fica com Belém de São Francisco, totalizando 39 mortes. Floresta fica na segunda posição, com 33, e Cabrobó, na terceira, com 28. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Estadão em 2013.

O segundo estado com mais mortes por motivação política do país também fica no Nordeste. Alagoas somou 112 mortes. Na região Sudeste, até o ano de 2013, o Rio de Janeiro totalizou 110. A capital soma 30 destas.

Últimas notícias