Mapa da fome

Brasil pode voltar ao mapa da fome da ONU, diz economista do Ibase

'Muitos cortes previstos têm um impacto direto no agravamento da situação de pobreza', afirma

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 22/10/2017 às 14:42
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imamge
'Muitos cortes previstos têm um impacto direto no agravamento da situação de pobreza', afirma - FOTO: Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imamge
Leitura:

Especialista em segurança alimentar, o economista Francisco Menezes, coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e consultor da ActionAid Brasil, explica por que o País pode estar prestes a voltar para o Mapa da Fome da ONU.

O Brasil deixou de figurar no mapa em 2014 - quando foi constatado que menos de 5% da população estava em situação de vulnerabilidade extrema. Um relatório entregue às Nações Unidas em julho e assinado por 40 ONGs que atuam no País, entre elas o Ibase e o ActionAid, foi quem primeiro fez o alerta sobre o aumento da fome. Ao avaliar as políticas usadas para alcançar as metas do milênio das Nações Unidas, o relatório revela que o risco se deve a uma combinação de fatores registrados desde 2015, como a alta do desemprego, o avanço da pobreza, o corte de beneficiários do Bolsa Família e o congelamento de gastos públicos.

Leia a seguir os principais trechos da entrevista:

O último dado disponível, de 2014, do IBGE, mostra que o País tinha 7 milhões de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema, o que é menos de 5% da população. Por que vocês acreditam que este número aumentou?

Um dos objetivos do milênio da ONU é o fim da fome. Por isso nos debruçamos sobre a análise das políticas que estão sendo usadas nesse sentido, para produzir um relatório. A fome está muito associada à pobreza extrema e a situação do desemprego se agravou muito. Não só pelo fato de termos 14 milhões de desempregados, mas pelo fato de as populações mais pobres serem as mais prejudicadas. Além disso, o governo cortou R$ 1,1 milhão em benefícios do Bolsa Família, sob a alegação de irregularidades. Num quadro de desemprego, esse nível de redução agrava a situação social.

Mas vocês ainda não tem esse número?

Não, não temos. Os dados de renda, que são um bom indicativo, referentes a 2015, 2016 e início deste ano, deveriam ter sido divulgados em junho pelo IBGE. A divulgação foi adiada para outubro e, depois, para novembro. Então ainda não temos esses números. Mas estamos trabalhando com a ideia de que a situação piorou muito e é bastante grave entre as camadas mais pobres.

Em relação às políticas públicas adotadas para a redução da fome, o que a análise de vocês constatou?

Estive agora debruçado sobre a proposta de orçamento para 2018 e ela assusta bastante. Muitos cortes previstos têm um impacto direto no agravamento da situação de pobreza. Como exemplo, eu citaria a redução de 92% das verbas do programa de cisternas no semiárido e de 99% dos recursos voltados para a aquisição de alimentos da agricultura familiar para distribuição em áreas mais carentes. Nós somos observadores e temos que dizer: medidas como essas nos levam à situação de fome.

A retomada da campanha Natal Sem Fome, depois de dez anos, é um outro indicativo desse caminho?

Sim. O Daniel (de Souza, filho do sociólogo Herbert de Souza) tomou essa iniciativa com base em dados muito concretos. A Ação da Cidadania convive em comunidades muito pobres e acompanha a realidade do dia a dia, da vida das pessoas. Da mesma forma que em 2006 ele falou que ia parar com a campanha porque seria mais produtivo se dedicar a outras ações, ele agora resolve retomar. A campanha volta a se justificar: não porque vá resolver a situação, mas ela é simbólica, adverte e chama a atenção para a situação.

Últimas notícias