PESQUISA

FGV: índice de confiança na Justiça caiu para 24%

Dados preliminares apresentados nesta sexta-feira (25) também apontam para alta da desconfiança no Governo Federal

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 25/08/2017 às 15:00
Foto: Pixabay
Dados preliminares apresentados nesta sexta-feira (25) também apontam para alta da desconfiança no Governo Federal - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

Os dados preliminares da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre a confiança dos brasileiros apontou uma queda no índice que envolve a confiabilidade no poder judiciário e no poder executivo. De acordo com a pesquisa, enquanto 30% dos entrevistados diziam confiar na Justiça em 2016; este ano, apenas 24% disseram o mesmo. Quando o assunto é o Governo Federal, comandado por Michel Temer, a negativa é ainda mais relevante. Em 2017, só 6% dos entrevistados disseram confiar nos atos que dizem respeito ao executivo.

Mesmo com o avanço da Lava Jato e a exposição do Ministério Público e das decisões judiciais pelo País, o índice de confiança no MP caiu de 44% para 28%. A pesquisa ouviu 1.650 pessoas em oito estados, o que para a FGV, representa 60% da população brasileira. O Congresso e os partidos políticos têm, ambos, apenas 7% de confiança. As Forças Armadas e a Igreja Católica despontam, respectivamente, com 56% e 53% de confiabilidade.

Levantamento

O levantamento ainda não foi divulgado, mas alguns dados preliminares foram apresentados pela professora Luciana de Oliveira Ramos, durante o InnovationDay Tribunais, em Santa Catarina.

 

Últimas notícias