educação

Enem 2017 será em dois domingos de novembro

A avaliação acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. Inscrição vai de 8 a 19 de maio. Redação vai para o primeiro dia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 09/03/2017 às 11:16
Foto: ABr
A avaliação acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. Inscrição vai de 8 a 19 de maio. Redação vai para o primeiro dia - FOTO: Foto: ABr
Leitura:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano será realizado em dois domingos seguidos e não mais num final de semana, sábado e domingo, como aconteceu até o ano passado. A avaliação acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro. As inscrições serão realizadas de 8 a 19 de maio, com publicação do edital no começo de abril.

Outra novidade é a combinação das provas. A redação passou para o primeiro dia, juntamente com ciências humanas e linguagens. Essas provas serão dia 5 de novembro. No domingo seguinte, 12 de novembro, os candidatos terão testes de matemática e ciências da natureza.

Antes o vestibulando fazia ciências humanas e ciências exatas no primeiro dia. No segundo era redação, linguagem e matemática.  Este ano, no primeiro domingo serão 5h30 de provas e no segundo domingo, 4h30. O número de questões por prova, 45, está mantido.

SABATISTAS

A mudança para provas em dois domingos deve beneficiar sobretudo os sabatistas, integrantes de religiões que guardam o sábado. Até o ano passado, eles ficavam isolados em uma sala das 13h (horário de início da prova, hora de Brasília) até pôr do sol. Faziam a avaliação somente no sábado à noite.

As alterações anunciadas pelo MEC se basearam numa consulta pública, aberta entre janeiro e fevereiro, com a particiação de cerca de 600 mil pessoas. Sessenta e quatro por cento responderam que o Enem deveria permanecer em dois dias e não apenas num só.

A aplicação em dois domingos foi a opção escolhida por 42% dos participantes da consulta pública. Outros 34% disseram que preferiam que fosse mantido o formato atual, com provas no sábado e domingo. E 24% desejavam que fosse no domingo e numa segunda-feira, sendo esse último dia um feriado escolar.

A grande surpresa da consulta pública, ressaltou a presidente do Inep, Maria Inês Finni, foi o resultado da pergunta sobre a aplicação do Enem pelo computador: 70% disseram que preferem as provas feitas presencialmente, no papel, e 30% que sim, gostariam que fosse pelo computador.

O MEC anunciou ainda uma reforço na segurança do exame. A partir de agora, os cadernos de provas serão personalizados. Estarão identificados com o nome e o número de inscrição do estudante. Até o ano passado o caderno de prova não continha o nome do candidato. 

MAIS NOVIDADES

* Não haverá mais certificação do ensino médio. Quem quiser o diploma desse nível de ensino terá que participar do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, realizado em parcerias com Estados e Municípios (ensino fundamental e médio).

* A partir deste ano, para conseguir gratuidade na inscrição do Enem o candidato terá que ser inscrito no CAD Único, do governo federal. Terá, portanto, que informar o NIS (Número de Identificação Social).

* O pedido de tempo adicional de provas - uma hora a mais para quem tem direito assegurado por lei - deverá ser feito no ato da inscrição. Até o ano passado esse requerimento ocorria no dia de realização do exame.

A coletiva com mais detalhes sobre o Enem 2017 acontece no Ministério da Educação, em Brasília.

Últimas notícias