ÍNDICE

RMR se destaca como uma das áreas de maior desenvolvimento do Nordeste em pesquisa do IPEA

A região nordestina foi apontada, entretanto, com grande vulnerabilidade: 47,7% com alto IVS.

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 01/09/2015 às 11:56
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
A região nordestina foi apontada, entretanto, com grande vulnerabilidade: 47,7% com alto IVS. - FOTO: Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Leitura:

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta terça-feira (1º), o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) dos 5.565 municípios brasileiros. Entre os anos de 2000 e 2010, o País reduziu a vulnerabilidade em 27%. A Região Metropolitana do Recife (RMR) - citada na pesquisa como o leste de Pernambuco - foi uma das áreas com maior destaque de desenvolvimento no Nordeste. Mas, infelizmente, a região nordestina foi apontada com grande vulnerabilidade: 47,7% dos municípios ainda apresentam o índice alto.

Em 10 anos, o número de 3.610 cidades com alto IVS no Brasil baixou para 1.981. Já as cidades com baixo índice passaram de 638 para 2.326. Para fazer o mapeamento e medir a evolução ou regressão das cidades, foram utilizadas três dimensões (Renda e Trabalho, Infraestrutura Urbana e Capital Humano) e 16 indicadores (como o acesso ao serviço de coleta de lixo e a redução da mortalidade infantil).

Acompanhando o Grande Recife nas estatísticas, estão o sul da Bahia e o Ceará. O Rio Grande do Norte foi o estado com a maior evolução, reduzindo o grau de vulnerabilidade em 28% dos municípios.

Pernambuco se destacou, ainda, outras duas vezes no estudo. O arquipélago de Fernando de Noronha, por exemplo,  é o único município do Nordeste a possuir taxa de vulnerabilidade muito baixa. Em contrapartida, no interior do Estado, há a concentração de municípios com muito alta vulnerabilidade social. O que demonstra uma disparidade regional.

Além de municípios no interior pernambucano, a taxa de muito alta vulnerabilidade também atinge os estados do Maranhão, da Bahia e de Alagoas, no Nordeste; e do Acre, do Amazonas, do Pará, do Amapá e de Rondônia, na região Norte.

No Centro-Oeste, o baixo IVS marca 48,5% das cidades. Apenas três municípios registraram alta vulnerabilidade social no fim da pesquisa: Japorã e Tacuru, no MS, e Nossa Senhora do Livramento, no MT. No Sudeste, 48,8% registraram o baixo IVS e no Sul o maior número de cidades com o IVS muito baixo foi registrado, com 28,7%.

Últimas notícias