CAMINHOS DA AMÉRICA

A projeção do Sport para chegar à Libertadores

Sexto lugar na Série A, Leão terá que se superar no 2º turno para terminar no G-6

Felipe Holanda
Cadastrado por
Felipe Holanda
Publicado em 12/08/2017 às 9:28
Alexandre Gondim/JC Imagem
Sexto lugar na Série A, Leão terá que se superar no 2º turno para terminar no G-6 - FOTO: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

O Sport fez uma ótima campanha no primeiro turno do Brasileirão. Isso é fato. No entanto, de acordo com projeções matemáticas, o Leão precisará superar o aproveitamento na segunda metade da competição para atingir seu principal objetivo na tabela: terminar entre os seis melhores colocados e garantir vaga na próxima edição da Libertadores da América. De acordo com o site Chance de Gol, o rubro-negro terá que chegar aos 63 pontos, 35 a mais do que tem hoje (28), com um aproveitamento de 64,8% no returno. A pontuação corresponde a 99% de chances de ser um dos classificados para o torneio continental.

Mas o técnico Vanderlei Luxemburgo não se prende a números. Segundo ele, se o Sport conseguir repetir o desempenho do primeiro turno, terminará o Campeonato Brasileiro entre os seis melhores colocados. “Não tem isso de projeção. Eu trabalho com base na realidade, com minha experiência no futebol. Acredito que se a gente repetir o aproveitamento, que já foi muito bom, temos tudo para atingir o nosso objetivo na competição, que é uma vaga na Libertadores. Preciso valorizar o que estamos fazendo porque se não vão falar que está tudo errado com o time, e não está”, disparou o técnico rubro-negro.

O fato é que o Sport, historicamente, encontra mais dificuldades no segundo turno. Em suas últimas sete participações desde o início da Era dos Pontos Corridos, o Leão superou seu aproveitamento na segunda metade da competição em apenas três ocasiões. Nas outros quatro, o desempenho foi inferior.

O primeiro passo para o Sport estrear com o pé direito no segundo turno será diante da Ponte Preta, amanhã, às 16h, na Ilha do Retiro, pela 20ª rodada do Brasileirão. Puxando pela tabela, o rubro-negro desponta como favorito – é o sexto colocado, enquanto a Macaca, 14ª. Para Vanderlei Luxemburgo, trata-se de uma partida de suma importância para as pretensões leoninas na competição.

“Será um jogo muito importante e precisamos contar com o apoio do torcedor para chegar à uma grande vitória, que nos colocaria numa situação melhor. Esperamos uma grande atuação contra a Ponte no domingo (amanhã) para que a gente possa entrar firme na disputa do segundo turno do Brasileiro”, enfatizou o treinador.

SUL-AMERICANA

Outra chance de o Sport voltar a disputar a Libertadores está na Copa Sul-Americana, que dá vaga no principal torneio do continente ao campeão. Nesta sexta (11/8), a Conmebol divulgou as datas dos confrontos pelas oitavas de final do certame continental. E o adversário leonino será o mesmo da próxima rodada do Campeonato Brasileiro: a Ponte Preta. As partidas contra os paulistas acontecem nos dias 13 e 20 de setembro, na Ilha do Retiro e no Moisés Lucarelli, respectivamente.

Últimas notícias