VERSÁTIL

Náutico monta elenco polivalente para a temporada 2017

Dos 31 jogadores do plantel alvirrubro, 10 atletas fazem mais de uma função em campo

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 18/01/2017 às 7:49
Foto: JC Imagem
Dos 31 jogadores do plantel alvirrubro, 10 atletas fazem mais de uma função em campo - FOTO: Foto: JC Imagem
Leitura:

Um grupo versátil. No elenco que a diretoria do Náutico montou para esse ano – atualmente conta com 31 jogadores –, pelo menos 10 atletas atuam em mais de uma posição. A versatilidade de alguns deles pode ajudar o técnico Dado Cavalcanti ao longo da temporada, principalmente nos jogos que ele precisar modificar a postura da equipe durante uma partida sem ter a necessidade de “queimar” uma substituição.

Um dos alvirrubros que podem fazer dupla função em campo é Rodrigo Souza. Volante de origem, o jogador de 29 anos não se limita apenas a marcação, mas, com sua qualidade no passe, também pode atuar mais avançado para deixar os companheiros na cara do gol. “Dado já vem exigindo isso da gente (ele e Marco Antônio). Estamos fazendo essa função de buscar o jogo e dar suporte lá na frente. Está sendo proveitoso. Só não gosto de jogar de costas, porque tenho dificuldade. Minha preferência é atuar mais por dentro, vindo de trás para ver o jogo de frente. Bom que Dado dá essa liberdade para que eu possa fazer essa função”, declarou o volante/meia.

No setor defensivo, dois zagueiros também conseguem desempenhar outro papel em campo. Apesar de sempre atuar na zaga, Éwerton Páscoa conquistou o Pernambucano e a Copa do Nordeste (ambos em 2014) pelo Sport jogando como volante. Já o canhoto Adalberto, sob o comando do próprio Dado Cavalcanti no América-RN, chegou a jogar algumas vezes na lateral-esquerda.

Do meio para frente vários jogadores se alternam em várias posições. Além de Rodrigo Souza e Marco Antônio que podem fazer as vezes de volante e meia, Maylson e Cal Rodrigues também conseguem desempenhar a dupla função. Já Jefferson Nem, Dudu e Jefferson Renan são considerados meias-atacantes, podendo jogar centralizados na armação do time ou mais abertos como pontas de lanças.

ATAQUE

Para fechar a lista dos atletas timbus polivalentes, Alison, Willian Silva e Giva são bastante dinâmicos em campo e, se Dado Cavalcanti precisar, eles podem se alternar entre a posição de centroavante – jogando mais enviado na área – e a de atacante de beirada, tendo a responsabilidade de subir para o ataque pelas laterais do campo e, sem a bola, descer para recompor na marcação adversária.

Até o final dessa semana, a diretoria do Náutico deve anunciar a contratação de um lateral-esquerdo. Com a saída de Negretti, a chegada de mais um volante também está prevista.

Últimas notícias