FUTEBOL

Recife Bom de Bola promove disputa de futebol de várzea

Campeonato vai reunir 8 mil atletas de 387 clubes de todos os bairros da capital

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 12/08/2017 às 18:34
Ashlley Melo/JC360
FOTO: Ashlley Melo/JC360
Leitura:

O campo de futebol do Quartel do Derby, na área central da cidade, foi o local escolhido, neste sábado (12), para a primeira partida do Recife Bom de Bola, campeonato de futebol de várzea realizado pela Prefeitura do Recife. A competição vai reunir 387 times dos 94 bairros da capital, com 8 mil atletas inscritos em sete categorias. Os jogos serão disputados até a primeira quinzena de dezembro e duas partidas das finais vão acontecer na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata.

Na abertura oficial do Recife Bom de Bola, a secretária executiva de Esportes, a pentatleta Yane Maques, procurou levar um pouco da experiência como atleta e destacou a importância do fair play entre os jogadores. "A gente não gosta muito de perder, mas, às vezes, não é aceitar a derrota, mas é reconhecer que o seu adversário foi melhor naquele dia. Todo mundo aqui joga muita bola, mas espero que o campeão seja de verdade o melhor com justiça", destacou Yane Marques.

Serão quase 500 jogos disputados em 30 campinhos de várzea espalhados pelas capital. Todos devem receber algum tipo de melhoria até o dia 20 de agosto. Duas partidas da final serão realizadas na Arena de Pernambuco, palco da Copa do Mundo e da Copa das Confederações, por meio de uma parceria da Prefeitura do Recife com o Governo do Estado. "Falar de esporte é falar de inclusão. Quando você tem um evento dessa magnitude, com equipes de todos os bairros do Recife, a gente mostra o poder público preocupado em dar oportunidade de lazer", destacou o secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Governo de Pernambuco, Felipe Carreras.

Ashlley Melo/JC360
O lançamento do Recife Bom de Bola aconteceu no campo do Quartel do Derby. - Ashlley Melo/JC360
Ashlley Melo/JC360
O lançamento do Recife Bom de Bola aconteceu no campo do Quartel do Derby. - Ashlley Melo/JC360
Ashlley Melo/JC360
A secretária executiva de Esportes, Yane Marques, fala com os atletas na solenidade de abertura. - Ashlley Melo/JC360
Ashlley Melo/JC360
São 8 mil atletas inscritos em 387 clubes de todos os bairros do Recife - Ashlley Melo/JC360
Ashlley Melo/JC360
O lançamento do Recife Bom de Bola aconteceu no campo do Quartel do Derby. - Ashlley Melo/JC360
Ashlley Melo/JC360
O lançamento do Recife Bom de Bola aconteceu no campo do Quartel do Derby. - Ashlley Melo/JC360

O homenageado da competição é o ex-jogador Francisco Souza do Nascimento, mais conhecido como Chiquinho. O atleta, que jogou pelo Sport e chegou a ser convocado para a seleção brasileira, lembrou aos meninos e meninas que também foi descoberto em uma competição de futebol semelhante. "Sonhem. Um dia eu sonhei, assim como vocês, e consegui jogar em grandes clubes. O esporte transforma vidas e eu sou uma prova disso. Um garoto que morava numa favela em Rio Doce, em Olinda, e que tinha o sonho de jogar futebol", disse.

Durante o campeonato, olheiros do Sport, Santa Cruz e Náutico vão acompanhar as partidas e escolher nove jogadores para um período de três meses de testes nos clubes. Os cinco destaques na categoria sub-17 também vão ganhar bolsas de estudo em uma faculdade particular.

Com a bola já rolando, os times do sub-15 do Grêmio Recreativo UR-7/Várzea e Juventude de Roda de Fogo fizeram a primeira partida do torneio. Os meninos da UR-7/Várzea venceram com facilidade por 4x1.

Cobertura

Os veículos do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) vão trazer as principais notícias do Recife Bom de Bola, durante toda as semanas, até o fim da competição. "A gente tem esse projeto também como nosso, então nós cobrimos dentro do nosso jornalismo e também do Replay, falando como está o andamento do campeonato. E nós terminamos o Recife Bom de Bola com transmissões ao vivo dos últimos jogos", destaca o gerente comercial da TV jornal, Felipe Menezes.

Últimas notícias