Partida

Dunga convoca Robinho e confirma Tardelli para amistosos contra França e Chile

Técnico mostrou que atletas podem ser convocados mesmo atuando em campeonatos de menor expressão

Da AFP
Cadastrado por
Da AFP
Publicado em 05/03/2015 às 10:59
Foto: Fotos Públicas
Técnico mostrou que atletas podem ser convocados mesmo atuando em campeonatos de menor expressão - FOTO: Foto: Fotos Públicas
Leitura:

Atualizada às 11h56

Na sua última convocação antes da Copa América, o técnico Dunga não anunciou nenhuma novidade e surpreendeu ao chamar Robinho para os amistosos contra França, no dia 26 de março no Stade de France, e o Chile, no dia 29, no Emirates Stadium de Londres.

O técnico também mostrou que atletas podem ser convocados mesmo atuando em campeonatos de menor expressão, como Diego Tardelli, camisa 9 titular no início da nova era Dunga, que saiu do Atlético Mineiro para o futebol chinês. 

Ricardo Goulart não teve a mesma sorte. O meia, que saiu do Cruzeiro para jogar na China, ficou fora da convocação, assim como Everton Ribeiro, seu ex-companheiro de clube no Cruzeiro, recém-contratado pelo Al-Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

"Os jogadores que não estão nesta lista não devem se sentir excluídos. Alguns jogadores estão na pré-temporada. Assim, é normal um ou outro jogador não estar no topo da condição. Optamos por um atleta que era titular e vinha jogando com a Seleção. Isso diminui o risco", justificou Dunga. 

"Os atletas que atuam na Ásia serão mais observados e vão ser mais cobrados quando chegarem na Seleção na questão de rendimento", enfatizou.

Quem foi descartado por conta da convocação de Tardelli foi Luiz Adriano, do Shakhtar Donetsk, artilheiro da Liga dos Campeões, com nove gols marcados.

A convocação de Robinho, de 31 anos, atende à necessidade, segundo o capitão do tetra, de "mesclar juventude com experiência". No total, apenas quatro atletas da lista atuam no Brasil (Robinho, Elias e os goleiros Jefferson e Marcelo Grohe).

Elogios a Neymar

Os clubes que fornecem o maior número de atletas são novamente o Paris Saint-Germain, com três convocados, todos zagueiros (Thiago Silva, David Luiz e Marquinhos) e o Chelsea (Filipe Luís, Oscar e Willian). Os dois time se enfrentam justamente na próxima quarta-feira, na partida de volta das oitavas de final da Liga dos Campeões (o Chelsea leva vantagem por ter empatado em 1 a 1 na ida, em Paris).

Outro jogador procedente do Campeonato Francês é o jovem Fabinho de 21 anos, que está fazendo uma ótima temporada pelo Monaco, melhor defesa da Ligue 1.

"Chegamos a convocá-lo para o primeiro jogo, esperamos que ele tenha uma nova sequência de jogos no Monaco. Ele é lateral direito, mas vem sendo escalado no meio de campo nos últimos jogos", comentou Dunga.

Outro destaque da convocação é o retorno do lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, que não vestia a camisa da seleção desde agosto quando foi chamado de última hora para suprir a lesão de Alex Sandro.

Quem foi 'esquecido' pelo treinador foi o jovem meia Felipe Anderson. O ex-santista de 21 anos vem se firmando como o grande destaque da Lazio e é considerado a maior revelação da temporada na Itália. 

A principal esperança de gols será novamente Neymar, autor de sete gols em seis jogos na nova era Dunga.

"O rendimento dele não chega a ser ser surpresa. O números estão aí para mostrar que, quando o Neymar botou a faixa de capitão, teve um upgrade. Quanto maior a responsabilidade, mais ele vai evoluir. Está fazendo história no futebol europeu", elogiou o treinador.

Desde que Dunga retornou ao cargo, depois de uma primeira passagem de 2006 a 2010, o Brasil ostenta 100% de aproveitamento em seis amistosos, com vitórias sobre Colômbia (1-0), Equador (1-0), Argentina (2-0), Japão (4-0), Turquia (4-0) e Áustria (2-1).

O duelo contra a França, carrasco do Brasil em Copas do Mundo, será o primeiro grande teste contra uma forte seleção europeia e o confronto contra o Chile dará uma ideia do nível dos anfitriões da Copa América.

Em terras chilenas, a seleção tentará curar um pouco o orgulho ferido com a humilhação da Copa do Mundo, com goleada de 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais.

--Lista dos jogadores convocados para amistosos contra a França e o Chile:

-Goleiros:

Jefferson (Botafogo)

Diego Alves (Valencia/ITA)

Marcelo Grohe (Grêmio)

-Zagueiros:

David Luiz (PSG/FRA)

Marquinhos (PSG/FRA)

Thiago Silva (PSG/FRA)

Miranda (Atlético de Madri/ESP)

-Laterais:

Filipe Luís (Chelsea/ING)

Danilo (Porto/POR)

Fabinho (Mônaco/FRA)

Marcelo (Real Madrid (ESP)

-Volantes:

Luiz Gustavo (Wolfsburg/ALE)

Fernandinho (Manchester City/ING)

Elias (Corinthians)

Souza (São Paulo

-Meias:

Oscar (Chelsea/ING)

Willian (Chelsea/ING)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk/UCR)

Philippe Coutinho (Liverpool/ING)

-Atacantes: 

Neymar (Barcelona)

Robinho (Santos)

Roberto Firmino (Hoffenheim/ALE)

Diego Tardelli (Shandong Luneng/CHN)

Últimas notícias