GRUPO H

Eficiente, Senegal aproveita falhas da Polônia e vence por 2 a 1

Além do primeiro ter sido contra, poloneses protagonizaram apagão no segundo gol de Senegal

Vinícius Barros
Cadastrado por
Vinícius Barros
Publicado em 19/06/2018 às 13:57
Foto: Patrik STOLLARZ/AFP
Além do primeiro ter sido contra, poloneses protagonizaram apagão no segundo gol de Senegal - FOTO: Foto: Patrik STOLLARZ/AFP
Leitura:

No confronto de encerramento da primeira rodada da Copa do Mundo, Senegal se aproveitou dos descuidos defensivos da Polônia e venceu por 2 a 1, no estádio Spartak, em Moscou, pelo grupo H. Com um primeiro gol, considerado contra do brasileiro naturalizado polonês Thiago Cionek e o segundo após um apagão da defesa, os africanos somam três pontos.

O resultado, visto como uma zebra antes da bola rolar, se junta a surpreendente vitória do Japão diante da Colômbia, em jogo válido pela mesma chave. Na próxima rodada, africanos e asiáticos se enfrentam, domingo, às 12h, em busca do topo do grupo. Já as "Águias Brancas" tentam a recuperação diante dos sul-americanos.

JOGO

Com maior ocupação dos espaços do campo, a Polônia tratou de manter a posse de bola para dominar a partida contra o Senegal logo no começo. Na frente, apostou em um jogo mais acelerado pelas alas, na intenção de entrar com mais facilidade na defesa adversária.

Como resposta, os africanos investiam na velocidade, mas a falta de pontaria era um entrave. Aos 18 minutos, Niang chutou para fora após receber passe de Sabaly. Logo na sequência, foi a vez do polonês Grosicki arriscar, de cabeça, por cima da meta defendida porN'Diaye.

Principais estrelas, Lewandowski e Mané pouco apareceram na metade inicial do primeiro tempo. Bastante marcado, o polonês arrematou aos 22, mas sem força. A partir dos 25 minutos, os senegaleses ajustaram a marcação e conseguiram conter o volume dos europeus, mas o duelo seguia sem grandes chances.

O grande momento da primeira etapa apareceu aos 38 minutos. Em arrancada pela esquerda, Niang encontrou Gueye do outro lado. O volante chutou em cima do brasileiro naturalizado polonês Tiago Cionek e a bola desviou para dentro. Com o gol, considerado contra pelo árbitro, Senegal foi para o intervalo à frente no placar.

Com a entrada de Bednarek, a Polônia passou a atuar com três zagueiros e liberou os laterais para dinamizar os lances pelas pontas no segundo tempo. A mudança na estrutura da equipe ajudou na criação. Pela direita, Piszczek levou perigo aos 10 minutos ao emendar um chute fraco após cruzamento. Mais participativo, Lewandowski assustou na bola parada e obrigou N'Diaye a fazer bela defesa em cobrança de falta.

A mudança feita pelo treinador Adam Nawalka pareceu ter confundido o setor defensivo das Águias Brancas. Aos 15 minutos, Niang aproveitou um recuo errado de Krychowiak para ampliar o marcador: 2 a 0. Na tentativa de reagir na partida, o técnico acionou o atacante Kownacki para a vaga de Milik.

Com foco nas bolas aéreas, os poloneses conseguiram balançar as redes aos 40 minutos. Em cobrança de falta, Krychowiak, que havia vacilado no segundo tento anotado pelos africanos, se redimiu e deixou o placar em 2 a 1.

Ficha do jogo:

Polônia: Szczesny; Piszczek (Bereszynski), Pazdan, Thiago Cionek e Rybus; Krychowiak, Zielinski e Blaszczykowski (Bednarek); Grosicki, Lewandowski e Milik (Kownacki). Técnico: Adam Nawalka.

Senegal: K. N’Diaye; Wagué, Koulibaly, Sané e Sabaly; Gueye, Alfred N’Diaye, Mané e Sarr; Diouf (N'Doye) e Niang. Técnico: Aliou Cissé.

Local: Estádio Spartak, em Moscou. Árbitro: Nawaf Shukralla (Bahrein) Assistentes: Tulefat Yaser (Bahrein) e Al Marri Taleb (Catar). Cartões amarelos: Krychowiak (Polônia); Gueye e Salif Sané (Senegal). Gols: Thiago Cionek (contra), aos 37 minutos do primeiro tempo e Niang, aos 15 minutos do segundo tempo (Senegal) e Krychowiak, aos 40 minutos do 2º tempo (Polônia)

Últimas notícias