GESTÃO DE PESSOAS

GPTW vai premiar Melhores Empresas para Trabalhar em 2018

Evento de lançamento do ranking foi realizado nesta quarta (25), em hotel na Zona Sul do Recife

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 26/04/2018 às 7:00
Foto: Luiz Pessoa/JC360
Evento de lançamento do ranking foi realizado nesta quarta (25), em hotel na Zona Sul do Recife - FOTO: Foto: Luiz Pessoa/JC360
Leitura:

Inovação é a palavra do século. As empresas e departamentos estão cada vez mais buscando sua revolução tecnológica para acompanhar a criatividade latente em todo o mundo. Não é diferente na área de Gestão de Pessoas; foi justamente isso que entrou em pauta na manhã desta quarta-feira (25), no evento de lançamento da 8ª edição do Prêmio Melhores Empresas Para Trabalhar, da consultoria Great Place to Work (GPTW).

O ranking Melhores Empresas para Trabalhar reconhece os padrões de excelência das empresas na gestão de pessoas, tanto no que diz respeito aos valores, quanto à maneira com que as pessoas se relacionam dentro e fora do trabalho. A pesquisa da GPTW existe em 53 países do mundo; em Pernambuco, é a 8ª edição do prêmio, em parceria com o Jornal do Commercio e a Associação Brasileira de Recursos Humanos em Pernambuco (ABRH-PE). As inscrições para a o ranking estão abertas até o dia 30 de junho.

No evento de lançamento, realizado no Hotel Courtyard by Marriott, na Zona Sul do Recife, o estudioso em inovação e economia digital Gil Giardelli apresentou sua palestra sobre a revolução tecnológica. Ele mostrou como grandes empresas estão atuando no mercado criativo – sempre com tecnologia de ponta unida a grandes ideias que só precisavam de um empurrão para sair do papel.

Pode não parecer, mas tem tudo a ver com recursos humanos. “A área de gestão de pessoas, até agora, fez um trabalho muito operacional. Chegou o momento de eles se posicionarem como estratégicos, serem também definidores de políticas de futuro”, afirma. “Eu acho que foi a área que mais demorou a olhar para essa parte de inovação. Hoje os talentos estão indo embora rápido e só o salário já não basta”, diz.

Após a palestra, a diretora da GPTW em Pernambuco, Danielle Maciel, recebeu para um bate-papo a diretora de recursos humanos das Franquias do McDonalds de Pernambuco, Mirella Monte, e o diretor de Pessoas e Organização do Grupo Moura, Moacy Freitas. Junto com Gil Giardelli, eles conversaram sobre como manter funcionários engajados em um mundo onde as mudanças são cada vez mais constantes. “Sabemos que temos que inovar e superar nossos desafios. A convivência entre tecnologia e inovação é permanente dentro da empresa. Sem inovar a gente não vai conseguir chegar lá”, diz Moacy. “Temos que  buscar inovação sempre, porque somos uma empresa de referência. Um DNA da McDonald’s é sempre cuidar das nossas pessoas. Estamos deixando cidadãos para a sociedade”, garante Mirella.

O PRÊMIO GPTW

Negócios que se destacam em suas respectivas áreas de atuação costumam ter equipes mais produtivas e comprometidas. Isso acontece, principalmente, quando as empresas adotam práticas de valorização dos colaboradores e estimulam a participação no ambiente de trabalho. Esses são alguns dos segredos das companhias agraciadas com o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar em Pernambuco. Para participar da premiação, a empresa precisa ter no mínimo 30 funcionários, CNPJ registrado em Pernambuco e ser certificada pela GPTW. A certificação é concedida para companhias que tiram nota igual ou superior a 70 na pesquisa Trust Index, uma avaliação realizada com os funcionários. O processo para obter a certificação já está aberto e após essa etapa as empresas terão até 30 dias para enviar documentos complementares.

O resultado com o ranking deve ser divulgado no mês de outubro e leva em consideração a avaliação sobre práticas culturais adotadas pelas empresas, questionários e comentários dos colaboradores.

Últimas notícias